XXIII Olimpíada de Matemática do Sul da Bahia


Uesc Premia Estudantes Melhores Classificados

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) realizou, no sábado, 9 de dezembro, no Auditório do Centro de Arte e Cultura, a solenidade de Premiação da XXIII Olimpíada de Matemática do Sul da Bahia (Olimat), evento de enorme relevância que representa um grande elo com a comunidade da região. Na edição deste ano, a Olímpiada contou com a participação de 60 instituições escolares e um total de 17.861 inscritos.

A Olimpíada de Matemática do Sul da Bahia é um projeto de extensão do Departamento de Ciências Exatas (DCEX) da Uesc que promove uma competição aberta aos estudantes do 6º ao 9º ano através de parceria com as escolas do Ensino Fundamental da região de influência da Universidade.

Durante a solenidade, foram premiadas 29 instituições escolares e 197 estudantes melhores classificados na Olimat 2023. Participaram escolas dos municípios de Aurelino Leal, Buerarema, Camacan, Coaraci, Canavieiras, Governador Lomanto Júnior, Ibicaraí, Iguaí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Maraú, Pau Brasil, Santa Luzia, Ubaitaba, Una e Uruçuca.

A cerimônia de premiação teve início com apresentações musicais dos artistas Cláudio Gesteira e Katleen Luiza. O auditório esteve lotado com a presença de centenas de estudantes acompanhados de familiares. Participaram da solenidade diversos professores, entre eles, o pró-reitor de Extensão, Cristiano Bahia, o diretor do DCEX, Neurivaldo Guzzi Filho, os coordenadores do Colegiado de Matemática e da Área de Matemática, Eduardo Bernardes e Afonso Henriques; os coordenadores da Olimpíada, José Carlos Chagas, José Valter Alves da Silva e Romenique da Rocha Silva, e o representante do Centro Acadêmico de Matemática, Luis Carlos de Jesus Santos.

Objetivos – O Projeto Olimpíada de Matemática tem como objetivos, mobilizar estudantes, professores e gestores educacionais em prol da valorização da Matemática, resgatando a importância do raciocínio lógico e do prazer de aprender e ensinar Matemática; motivá-los diante da importância da disciplina no mundo atual, onde o avanço tecnológico tem na Matemática um dos seus pilares; detectar e estimular novos talentos; consolidar a integração entre a Uesc e a comunidade educacional; além de difundir os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática da UESC e na área de pós-graduação.