Presidente Paulo Carqueija solicita a contratação de psicólogo, psiquiatra e terapeuta ocupacional para os postos de saúde


Durante a 70ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Ilhéus, que aconteceu na quarta-feira (6), o presidente da Casa, Paulo Carqueija (PSD), teve um pedido aprovado em plenário, solicitando a contratação de psicólogo, psiquiatra e terapeuta ocupacional para atuar na atenção à saúde mental nos postos de saúde da cidade. A solicitação será encaminhada ao Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Nora.

O presidente da Câmara lembrou que a saúde mental é um aspecto fundamental para a qualidade de vida das pessoas, “no entanto as pessoas que sofrem com transtornos mentais, como depressão, ansiedade, bipolaridade, esquizofrenia precisam de um atendimento especializado, humanizado e que possa oferecer um diagnóstico adequado”, afirmou Carqueija.

A equipe multidisciplinar é um modelo de trabalho que reúne profissionais de diferentes áreas do conhecimento, como psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, entre outros agentes da saúde. Esses profissionais atuam de forma colaborativa, complementar e interdisciplinar, visando a promoção, a prevenção e a recuperação da saúde mental dos usuários.

Esta equipe pode atuar também junto aos postos de saúde da cidade, que são as portas de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), facilitando assim o acesso e acolhendo da população que necessitam de cuidados em saúde mental.