UFSB e UESC realizam I Semana Baiana de Extensão e Cultura


Unir cultura e extensão em um evento baiano. Foi essa a ideia da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) ao se unirem para lançar a 1ª Semana Baiana de Extensão e Cultura – SEMEX. A SEMEX ocorrerá entre os dias 05 e 08 de dezembro.

A Semana Baiana de Extensão e Cultura “Estrada dos Conhecimento” surge a partir de uma reunião entre a Secretaria de Educação do Estado e as universidades da Bahia para discutir a inserção curricular da extensão. “Nesse momento, a gente observa as dificuldades não só da UFSB, mas das demais universidades para tocar e inserir a curricularização da extensão. A gente identificava que precisava ter uma mobilização maior na UFSB, mas também aqui no sul e extremo sul da Bahia”, explica Richard Santos, pró-reitor de Extensão e Cultura. A partir disso, em reunião com a UESC, desenhou-se a SEMEX. Com isso, o objetivo principal do evento é promover a integração entre as instituições de ensino da Bahia, bem como estender essa conexão à comunidade baiana.

O Diretor de Extensão e Cultura, Celso Gayoso, explica que a Semana abarcará quatro eventos, sendo eles:

1) III Fórum Aberto de Cultura da UFSB: O fórum tem como propósito ampliar a formação e consolidação dos eixos do Plano e Política de Cultura da UFSB, além da mobilização e diálogo de modo interdisciplinar e transversal com a cultura. Apresentação das parcerias e ações em cultura desenvolvidas pela PROEX.

2) I Feira de Extensão da UESC: Realizada pela UESC, em parceria com a AMURC, a feira constitui-se como um espaço direcionado ao compartilhamento de ideias inovadoras articuladas com a extensão, o ensino e a pesquisa. Com a participação de artesãos e produtores do território.

3) V Congresso de Extensão da UFSB: Espaço de ampliação do conhecimento extensionista, favorecendo a troca de experiências e a promoção de debates sobre o impacto da extensão no contexto universitário e territórios de abrangência, o congresso propõe palestras, mesas redondas, oficinas e divulgação dos resultados das ações extensionistas da UFSB.

4) I Conferência Baiana da Inserção Curricular da Extensão: Encontro de Pró-Reitores de Extensão, gestores e coordenadores de cursos e de ações das Instituições Públicas de Ensino Superior baianas com o propósito de partilhar experiências e debater resultados prévios do processo da inserção curricular da extensão, seus principais problemas e obstáculos enfrentados no trâmite.

Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de participar de diversas atividades, incluindo palestras, mesas-redondas, workshops e apresentações culturais, que explorarão temas relacionados à extensão universitária e à cultura. Ele ocorrerá nas cidades de Itabuna, Ilhéus, Teixeira de Freitas e Porto Seguro e, em alguns momentos, com transmissão ao vivo. Para saber o local, acesse a programação completa no site.

Entre os convidados, estão João Jorge, Presidente da Fundação Cultural Palmares; Dani Gábriél, fundadora da DUME; Ana Cristina Araújo, Gerente de Operações do Vale do Dendê; e Prof. Dr. Dayvid Santos, Coordenador-Geral de Tecnologia Social e Economia Solidária, MCTI.

Para Richard Santos, é um momento especial “A gente cria um momento para discutir extensão e cultura de modo mais amplo no âmbito das nossas universidades, e que a gente acredita estar dando um passo para que no ano que vem outra instituição receba a semana e assim a gente vá replicando essa expertize que nasce com a gente aqui na UFSB em parceria com a nossa parceira vizinha, a UESC”, finaliza o pró-reitor.

Clique aqui para se inscrever.