Rota Transportes é parceira do projeto Lápis na Mão


Os vencedores do concurso Lápis na Mão 2023 foram revelados e premiados durante cerimônia festiva realizada no Auditório Governador Paulo Souto, no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), na terça-feira, 21 de novembro. O evento reuniu estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de diversos municípios da região Sul e Extremo Sul da Bahia.

Produzido e realizado pela TV Santa Cruz, o Lápis na Mão tem o apoio da UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz e do PROLER – Programa Nacional de Incentivo à Leitura, através do comitê local, conveniado à UESC; das Secretarias de Educação Municipais e dos Núcleos Regionais de Educação.

A Rota patrocina o evento desde 2010, quando foi lançado, e também oferece suporte logístico na área de transportes durante a realização do cronograma das atividades. O personagem “Rotinha”, que se transformou em uma espécie de mascote do projeto, esteve presente à cerimônia e fez a alegria das crianças.

Com o tema “Leitura e Afeto: saber para cuidar”, o concurso Lápis na Mão, este ano, teve a participação de centenas de estudantes, de 20 municípios da região, nas categorias Escola Cidadã, Desenho Infantil, Desenho Ensino Fundamental, Redação Fundamental II, Redação Ensino Médio, Redação EJA (Ensino de Jovens e Adultos), além da nova categoria Contação de Histórias, voltada para pessoas com mais de 60 anos.

A diretora de Desenvolvimento da Rota Transportes, Elaine Carletto, disse que a empresa se orgulha em manter o compromisso de apoiar o Lápis na Mão, projeto que acompanha desde a sua criação, por sua importância social e cultural no aprimoramento da educação. “A educação é ferramenta essencial para a transformação do mundo”, enfatiza a empresária.

A solenidade de premiação dos primeiros classificados do concurso contou com a presença de torcidas organizadas de escolas públicas e particulares, além do gerente da Unidade da Rota Transportes Sul e Extremo Sul da Bahia – que representou a direção da empresa, a gerente da TV Santa Cruz, Carolina Fajardo, o reitor da Uesc, professor Alessandro Fernandes, o diretor do Departamento de Letras e Artes (DLA), Fernando Oliveira, professores e secretários municipais de Educação.

A 13ª edição do concurso reuniu trabalhos oriundos de instituições de ensino dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Ibicaraí, Itajuípe, Buerarema, Canavieiras, Camacan, Porto Seguro, Eunápolis, Ubaitaba, Itororó, Itamaraju, Alcobaça, Itacaré, Uruçuca, Una, Ubaitaba, Mascote, Vereda e Jucuruçu.

Classificados – Este ano, os principais classificados foram:
Escola Cidadã (3º lugar – Escola Municipal Jardelina Azevedo Leal, do Salobrinho, Ilhéus; 2º lugar – Escola Municipal de Juerana, Ilhéus; 1º lugar – Colégio Estadual Professor Adeum Sauer, Itabuna).

Desenho Infantil (3º lugar – Lorenzo Afonso, do Centro Educacional Colibri, Porto Seguro; 2º lugar – Gabriel Pellegrini Sertório, da Escola Municipal Anísio Teixeira, Una; 1º lugar – Heloísa Silva Nascimento, da Escola Municipal de Juerana, Ilhéus).

Desenho Ensino Fundamental (3º – Lorenzo Araújo, da Escola Onaldo Evangelista de Mattos, Itamaraju; 2º – Luan Jesus de Queiroz da Silva, da Escola Municipal de Vereda; 1º – Rafael Oliveira Ferreira Dias, do Colégio Geórgia, Itabuna).

Redação Fundamental II (3º – Ana Carolina Coqueiro, da Escola Senhora Santana; 2º – Carolina Yebara, do Colégio Geórgia, Itabuna; 1º – Jéssica Lúcio Rodrigues Passos, do Colégio Adventista de Itabuna).

Redação Ensino Médio (3º – Brendha Lúcio Rodrigues Passos, do Colégio Adventista de Itabuna; 2º – Júlia Fernandes Rocha da Silva, do Colégio Galilleu, Itabuna; 1º – Isabela de Jesus Eça, do Colégio Geórgia, Itabuna).

Redação EJA/Ensino de Jovens e Adultos (3º lugar – Laiza Nascimento de Sena, do Colégio Estadual de Taboquinhas, Itacaré; 2º lugar – Rodrigo Oliveira, do Colégio Estadual Valdelice Soares Pinheiro, Itabuna; 1º lugar – Luís Felipe Damasceno Silva, Colégio Estadual Professor Adeum Sauer, Itabuna).

Contação de Histórias (3º lugar – Antonia Maria, apresentada pela Escola Izolina Barros, Ubaitaba; 2º lugar – Joseval Pascoal da Silva, da Escola Municipal de Ibicaraí; 1º lugar – Dejanira Maria da Conceição, Escola Municipal de Juerana, Ilhéus).

Grand Prix (Desenho – Heloísa Silva Nascimento Ribeiro, Escola Municipal de Juerana, Ilhéus; Redação – Isabela de Jesus Eça, do Colégio Geórgia, Itabuna).