Bebeto Galvão destaca construção do Novembro Negro em Ilhéus: ‘programação organizada por diversas instituições’


Parte da agenda política do governo municipal, a 3ª edição do Novembro Negro em Ilhéus se consolida como uma das maiores da Bahia. Nesta terça-feira (14), o público prestigiou as manifestações culturais embaladas pela maior banda percussiva do planeta, a Banda Olodum, e um dos grandes nomes do reggae nacional, o cantor Edson Gomes, além da apresentação de artistas locais. Os shows foram gratuitos na Avenida Soares Lopes.

Para o vice-prefeito Bebeto Galvão, idealizador do projeto na cidade, o movimento foi construído a várias mãos, por meio da articulação com a União de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO), Movimento Negro Unificado (MNU), Povos de Terreiro, Capoeiristas e demais movimentos sociais.

Ele destaca que o Novembro Negro representa “um momento de denunciarmos o racismo estrutural e exigirmos políticas públicas afirmativas, nos âmbitos federal, estadual e municipal”. Bebeto lembrou que na última segunda-feira (13), o presidente Lula sancionou a lei de cotas revisada, que passa a incluir a população quilombola e dá mais um passo importante na promoção da igualdade.

“Nesta terceira edição em Ilhéus, que fora de Salvador está se constituindo como o maior Novembro Negro do estado, teremos uma programação variada organizada por várias as instituições. É importante destacar que ao abrir o debate no interior do governo sobre temas como cultura, saúde, educação, habitação e emprego, mostrei ao prefeito Mário Alexandre a importância dessa agenda. Ela a compreendeu e decidimos, sem tutelar os movimentos sociais, induzir e partilhar iniciativas para reflexão da sociedade sobre o combate ao racismo e os desafios para promoção da igualdade”, acrescentou o vice-prefeito.

Bebeto agradeceu a parceria dos secretários e membros do Executivo municipal, que com empenho e dedicação ajudaram e ajudam na realização de eventos culturais, que valorizam a história e resgatam as raízes do povo ilheense.