Vazamento de amônia no Malhado: a luta dos moradores por segurança e qualidade de vida


Imagens mostram moradores passando mal em procurando lugares abertos.

No último sábado (28), os moradores do bairro do Malhado, na zona norte de Ilhéus, foram surpreendidos por um incidente de vazamento de amônia, que causou um verdadeiro desconforto na região, obrigando as pessoas a abandonarem suas casas. Os relatos dos moradores são assustadores: ardência nos olhos, náuseas e até vômitos,  devido ao forte cheiro.

Um vídeo divulgado por um morador mostra o momento em que as pessoas deixam suas residências e se refugiam nas ruas, em busca de áreas abertas. Segundo informações, o vazamento ocorreu na fábrica de gelo da Colônia de Pescadores Z34.

O mais preocupante é que essa não é a primeira vez que algo assim acontece. Uma moradora denuncia que já é a segunda vez que enfrentam essa situação, tendo que chamar os bombeiros e esperar pela verificação e liberação das autoridades competentes para retornarem às suas casas.

Vídeo:

Além dos vazamentos, os moradores também se queixam do incômodo gerado pela fábrica de gelo, que opera ininterruptamente e produz ruídos insuportáveis. Eles afirmam que já acionaram o Ministério Público e outras autoridades, porém, até o momento, nada foi feito para solucionar esses problemas recorrentes.

O Blog Agravo tentou entrar em contato com a Colônia de Pescadores Z34, mas não obteve sucesso até o fechamento desta matéria. É preocupante perceber que mesmo diante de uma situação tão delicada, não houve retorno por parte da instituição responsável.

Perigos da amônia

Também conhecida como amoníaco, a amônia é um tipo de gás tóxico composto por um átomos de nitrogênio e de hidrogênio. Caso inalado, pode queimar as vias aéreas, causando tosse, desconforto no peito, falta de ar e até asfixia.

A substância é utilizada na preparação de fertilizantes e em processos de refrigeração industrial. Também é usada na indústria petroquímica e nos procedimentos de extração de metais como cobre e níquel.

Por ser uma substância corrosiva, o gás pode causar irritações e queimaduras na pele. Se atingir os olhos, afeta diretamente a retina e, em alguns casos, resulta em perda total ou parcial da visão.