Restaurante Popular passa por reformas para voltar atender o público até o final do ano


Por determinação do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) tem desenvolvido esforços para avançar nas obras de reforma da estrutura do Restaurante Popular. O imóvel sofreu a ação de vândalos que subtraíram fios de cobre, torneiras, um compressor e um motor de um refrigerador industrial, fato relatado à Polícia Civil em Boletim de Ocorrência.

Atualmente, a gestão Augusto Castro está comprometida com a reforma seguindo as orientações da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária que pontuaram algumas necessidades mais urgentes: requalificação do teto, para conter as infiltrações, reposição do piso e das instalações elétrica e hidráulica e pintura externa e interna para a reabertura até o final do ano.

O Restaurante Popular é um importante instrumento para execução de políticas públicas nutricionais e de segurança alimentar no município, embora não seja a única. A unidade será capacitada para oferecer até 600 refeições nutritivas diárias para a população em situação de vulnerabilidade social. A atividade caberá à empresa Célia Marina Dias dos Santos (J.S. Restaurante), de Vitória da Conquista, vencedora de a licitação.

A princípio, o Restaurante Popular seria entregue no mês de julho passado. Mas, ao ser vistoriado, foi constatado que o local tinha sido alvo do furto, o que causou graves prejuízos. Com o histórico de incêndio, danos e furtos, o Restaurante Popular, na Rua São Vicente de Paula, foi reaberto em 2013, após reparos nas instalações, sendo fechado, em 2015, devido um incêndio causado por ações de vândalos e depois definitivamente, em 2019, pela gestão anterior.