Uesb anuncia concurso e seleção pública para técnicos, analistas e professores


Como forma de recompor e atualizar o seu quadro de servidores, a Uesb anuncia, por meio da Circular 03/2023, a preparação para realização de concursos, seleções públicas e convocações para 130 vagas. Desse quantitativo, 60 vagas serão para analista universitário (nível superior), 36 vagas para técnico universitário (nível médio) e as outras 34 vagas para docentes, subdivididas em efetivos, substitutos e visitantes.

“A gente espera, minimamente, recompor o nosso quadro técnico e atualizar o nosso quadro docente para as pessoas que estão na Universidade tenham condições de fazer com que essa Instituição atenda, da melhor maneira possível, não apenas seus alunos, mas a comunidade científica baiana e brasileira e a comunidade regional do Sudoeste da Bahia”, afirma o professor Luiz Otávio de Magalhães, reitor da Uesb.

Técnicos e analistas – Após 13 anos, a Universidade terá um concurso voltado para a recomposição do seu quadro de servidores técnicos e analistas. A organização do certame ficará à cargo da Assessoria de Gestão de Pessoas (AGP) e da Comissão Especial de Coordenação de Concurso Público.

Agora, o primeiro passo é a contratação de empresa especializada externa para elaboração, aplicação, correção e divulgação dos resultados das provas. Além disso, será definido o cronograma de realização das etapas do concurso. Após a realização das provas e divulgação do resultado, a Universidade realizará a convocação dos classificados para entrega de documentos e submissão à Junta Médica do Estado da Bahia, para, em seguida, promover a nomeação e a posse.

Docentes – Já para o preenchimento das vagas de professores, serão abertas 13 vagas para um novo concurso público, nas classes Auxiliar, Assistente e Adjunto, bem como a convocação para nomeação de 15 candidatos aprovados no último concurso público para docente, realizado em 2022 pelo Edital 079/2022. A Universidade ainda realizará seleção pública para preenchimento de cinco vagas para professor substituto e uma vaga para professor visitante.

Os procedimentos para implementação das vagas autorizadas serão objeto de avaliação e deliberação da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e das direções dos Departamentos envolvidos e exigirão providências e cronogramas específicos de acordo com a natureza da autorização.

Conforma à legislação nacional e estadual e, também, aos compromissos éticos assumidos pela Uesb, todos os editais de concurso público deverão trazer a previsão de vagas reservadas para pessoas negras (pretas e pardas) e para pessoas com deficiência. Os editais de cada processo serão publicadas, em breve, no site da Uesb.