Entrega da Praça Gracindo Silva valoriza memória afetiva e garante lazer à comunidade da Conquista


Inaugurada na manhã deste sábado (5), a Praça Gracindo Silva integra o pacote de melhorias executado pela Prefeitura de Ilhéus em diversos espaços públicos da cidade. O ato de entrega contou com a presença do prefeito Mário Alexandre, do vice-prefeito Bebeto, da deputada estadual Soane Galvão, vereadores e comunidade, bem como dos familiares do homenageado com o nome da praça.

O equipamento de lazer está localizado no bairro da Conquista, ao lado da Igreja Batista Lindinópolis, que comemora 65 anos de fundação. Sob a coordenação da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), a intervenção contemplou pavimentação, implantação de bancos, iluminação de LED, parque infantil e colocação de grama sintética, colaborando diretamente para a eliminação de focos de mosquito da dengue e das lixeiras viciadas e proporcionando lazer e qualidade de vida para a população local.

“É com muita alegria que entregamos a nova Praça Gracindo Silva, um lugar que estava tomado pelo mato e representava perigo para as famílias, porque aqui funcionavam pontos de drogas. Através de muita luta e do trabalho em prol do bem-estar do nosso povo, conseguimos devolver um espaço cheio de vida, lazer e natureza para a comunidade da Conquista. Eu fico muito feliz em poder contribuir para o desenvolvimento da minha amada cidade de Ilhéus”, ressaltou Mário Alexandre.

A entrega serviu para que muitos moradores pudessem reviver histórias do bairro, conforme relatou Genilton Silva, filho do homenageado. Na ocasião, ele explicou a trajetória do patriarca da família, comerciante no bairro e um dos membros-fundadores da Lindinópolis.

Gracindo Silva também foi um exímio produtor de alimentos, como arroz, feijão, milho, mandioca, aipim, frutas diversas, café, hortaliças, banana e cacau, em uma pequena, mas produtiva fazenda nas proximidades da Lagoa Encantada.

“Aqui era um espaço sem utilidade nenhuma, praticamente um matagal, onde algumas pessoas faziam depósito de lixo. A execução dessa obra foi excelente, pois beneficiou toda a comunidade. O ambiente possui uma relevância social e preserva as memórias afetivas”. A obra foi realizada pela empresa Solu Bahia, com iniciativa da Secsurb. O pastor Pedro Chagas reconheceu a importância dos serviços.

“Hoje de manhã, quando pensava sobre a comemoração, me lembrava de que durante 24 anos que estou aqui esse sempre foi um sonho nosso. Sonho não apenas dos membros da igreja, mas de todos os moradores do bairro. Nesta semana, eu vi as famílias aproveitando o espaço, trazendo seus filhos e cachorros para brincar. Eu fico muito feliz de saber que a nossa comunidade contribuiu de alguma maneira para a melhoria da nossa cidade”.