Cortes de verba ameaçam requalificação da zona norte de Ilhéus: Vereadores se mobilizam para cobrar Governo do Estado


Uma das obras do projeto na Zona norte, a Requalificação asfáltica da Av. Sá Barreto está incompleta, e empresa responsável já retirou maquinário. Foto Jamesson Araújo.

Em 2022, durante a eleição, o então governador Rui Costa aterrissou em Ilhéus para anunciar uma notícia aguardada com entusiasmo pelos ilheenses: a requalificação da zona norte, uma área que há décadas foi negligenciada pelas autoridades públicas. No entanto, a alegria dos moradores durou pouco nas mãos do governador Jerônimo Rodrigues.

Nesta terça-feira (26), o vereador Alzimário Belmonte (professor Gurita) subiu à tribuna da Câmara de Vereadores, para expressar sua preocupação com a notícia de que o governo estadual cortou grande parte dos recursos destinados ao projeto de requalificação. “Recebemos a informação de que uma grande parcela das verbas foi cortada, principalmente para as ruas adjacentes… Não vamos mais tolerar que a nossa população sofra dessa maneira. Precisamos de uma explicação para esse corte”, enfatizou Gurita.

Vereador Gurita fez um cobrança ao governo do estado, e lidera comissão para ir à secretaria de infraestrutura da Bahia.

De acordo com informações apuradas pela equipe do Agravo, apenas uma pequena parte do projeto, referente à requalificação asfáltica da Avenida Raymundo Sá Barreto, que é uma via principal, foi iniciada. No entanto, a empresa responsável pela obra paralisou os trabalhos há duas semanas e o maquinário já foi retirado da localidade.

O projeto aprovado, orçado em R$ 35 milhões, incluía a requalificação e urbanização da Zona Norte nos serviços de drenagem, com nove quilômetros de pavimentação, seis quilômetros e meio de ciclovia e cinco pontos de intervenção. O trecho se estende do Parque Infantil (Malhado) até o Polo Industrial, no bairro Iguape. Também estava previsto o serviço de requalificação de praças e paisagismos.

É importante ressaltar que na zona norte está situado o maior investimento da Bahia, o complexo intermodal Porto Sul, cuja construção tem afetado diretamente as comunidades vizinhas.

Diante dessa situação, o vereador Gurita informou que uma comissão da Câmara de Vereadores de Ilhéus irá até Salvador, participar de uma reunião com o secretário de infraestrutura da Bahia, Sérgio Brito, visando reivindicar a execução integral do projeto de requalificação da zona norte.

Gurita também fez questão de destacar a luta dos vereadores, da deputada Soane Galvão, principalmente do prefeito Mário Alexandre para conseguir esse projeto para a zona norte, convocando toda a classe política e os moradores a se unirem para pressionar o governo estadual a cumprir com o compromisso assumido.

Vídeo: