Augustão cobra retorno das linhas de ônibus em Ilhéus para atender às comunidades rurais


A redução das linhas do transporte coletivo em Ilhéus, deixando de atender a diversos bairros e comunidades, sobretudo na zona rural, e a má qualidade dos veículos em circulação, expondo os usuários a riscos de acidentes e mortes, vem trazendo sérios prejuízos para os moradores e turistas. A denúncia está sendo feita pelo vereador Augustão, que voltou a cobrar na Câmara.

De acordo com o vereador, o próprio relatório apresentado pelas empesas aponta a redução na frota em cerca de 30% por conta da pandemia, caindo de 129 para 90 veículos em funcionamento. “Ocorre que a pandemia acabou, a cidade voltou à normalidade e Ilhéus continua sem os ônibus. Enquanto isso as pessoas estão sem transportes, andando em veículos lotados e em muitos casos, como na zona rural, estão sem poder trabalhar, estudar e até escoar a produção agrícola. A Prefeitura, a Sutram e as empresas precisam tomar providências”, cobrou o vereador.

Augustão também denunciou a má qualidade dos serviços dos transportes coletivos oferecidos na cidade. “Todos os dias a gente tem presenciado em Ilhéus os ônibus soltando as portas, pneus, catracas, cadeiras e agora até os volantes soltando com os veículos circulando. Até mortes já foram registradas por conta da má qualidade dos serviços. O que a Prefeitura, a Sutram e as empresamara Municipal a imediata retomada das linhas que existiam antes da pandemia da Covid-19, mas foram retiradas de circulação.s estão esperando acontecer mais para fazerem a sua parte e evitar uma tragédia maior”, questionou o vereador.

Presidente da Comissão de Transportes e Mobilidade Urbana da Câmara de Vereadores, Augustão, junto com os demais membros, estarão encaminhando para a Sutram um ofício solicitando não somente a retomada da frota e das linhas de ônibus em 100 por cento, como também a escala de horário e itinerários praticados atualmente no município, funcionamento dos transportes durante os finais de semana e feriados e os relatórios de fiscalização feitos pela Autarquia de Transporte e Trânsito. Aliado a isso, o vereador pede a melhoria na qualidade dos veículos para evitar mais acidentes e mais riscos para a população.