Ilhéus recebe 36 leitos de retaguarda para ampliar assistência de média e alta complexidade


Secretário de Saúde, André Cesário e equipe, com a provedora da Santa Casa de misericórdia de Ilhéus, Naide Silveira.

Um novo suporte para atender as demandas de média e alta complexidade no município de Ilhéus. Resultado do trabalho comprometido da gestão do prefeito Mário Alexandre, a pactuação de 36 leitos de retaguarda trará benefícios significativos para a população local. Conforme a Prefeitura, serão implantados 20 leitos clínicos para assistência adulto no Hospital São José e 16 leitos pediátricos no Hospital Santa Dulce dos Pobres, antigo Hospital Vida Memorial.

A informação foi publicada na portaria nº 275, de 20 de março de 2023, disponível no Diário Oficial da União. Na última sexta-feira (19), o Conselho Municipal de Saúde se reuniu com equipes da Secretaria de Saúde (Sesau) e dos hospitais conveniados para definir questões contratuais e dar o parecer favorável à implantação dos novos leitos.

O Plano de Ação Regional da Rede de Atenção às Urgências e Emergência integra os governos federal, estadual e municipal. Neste ano, serão aplicados cerca de R$ 3 milhões para custeio dos serviços, com contrapartida da Prefeitura.

“É mais um investimento para cuidar do nosso povo. Com apoio do Governo do Estado e do Governo Federal estamos fortalecendo a nossa rede e reforçando a estrutura de internação para garantir um atendimento mais digno e humanizado. Agradeço ao governador Jerônimo Rodrigues, que tem dado continuidade a esse trabalho em prol do desenvolvimento de Ilhéus. Na semana passada, assinamos o protocolo de intenções para criação do Consórcio Público de Saúde e ainda no segundo semestre vamos inaugurar a Policlínica Regional”, disse Mário Alexandre.

Com a implantação dos leitos de retaguarda, o sistema público de saúde também ganha em resolutividade e custo para atender aos usuários do SUS.  “Mais saúde para os ilheenses. O prefeito Mário Alexandre ratifica seu compromisso com a população, a fim de garantir o acesso ao tratamento integral de todos os pacientes”, completou André Cezário, titular da Sesau.