Vice-prefeito Bebeto Galvão representa Ilhéus na abertura do Fórum Bahia-China


O vice-prefeito Bebeto Galvão representou o município de Ilhéus na abertura do Fórum Bahia-China de Cooperação para Estudos, Projetos e Negócios, ocorrida na última quarta-feira (17), em Salvador. O encontro contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, diversas autoridades do estado, entre secretários e deputados, empresários sino-brasileiros, pesquisadores, cientistas e membros de universidades. Representando a República Popular da China, a consulesa-geral, Tian Min, e o cônsul comercial Xu Yuansheng.

Na ocasião, foi assinado Memorando de Entendimento para a realização de estudos e projetos em parceria nas áreas de Logística de Transportes, Economia de Baixo Carbono e Cidades Inteligentes, entre a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e a Academia de Shandong.

Bebeto Galvão manteve importante conversa com o consórcio chinês, responsável pela construção da Ponte Salvador-Itaparica, através da PhD, Zhimin Hu, presidente da CCCC South America Regional Company, e Lin Li, diretor-geral da empresa. O gestor ilheense também dialogou com Liane Zhihai, representante da China Railway 20 Boreau Group Corporation, e Lúcio Chen, diretor-geral da China Railway 10 Construtora do Brasil.

“Em nome de Ilhéus e representando o prefeito Mário Alexandre, falei da presença e investimentos da China na cidade e do interesse em estreitarmos as relações comerciais, culturais, tecnológicas, de negócios e de amizade, dando maior destaque aos protocolos recém-assinados pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues para as diversas áreas de interesse comum”, declarou Bebeto.

O vice-prefeito, que também é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República, ressaltou o potencial logístico do município.

“Ilhéus representa um vetor de crescimento regional, com boas oportunidades de negócio na infraestrutura aeroportuária, energia renovável, tecnologia, entre outras áreas. Convidei a consulesa e os empresários para visitarem a nossa cidade, colocando a Prefeitura à inteira disposição para recebê-los. Os empresários, juntamente com a representação da China, indicaram interesse em fazer uma agenda ainda este ano. A trajetória de crescimento e oportunidades de investimentos têm estimulado grandes interesses empresariais e nós trabalharemos e lutaremos para consolidar cada um, pois só o investimento produtivo é capaz de gerar empregos e ajudar a superar as desigualdades econômicas e sociais”, finalizou Bebeto.

A programação do Fórum segue nesta sexta-feira (19), com mesas de negócios, conferências e painéis. A iniciativa do governo baiano visa fomentar a produção de dados científicos, estudos, inovação, tecnologia e negócios, mediante encontros estratégicos entre representantes da China, do Governo do Estado, investidores, pesquisadores e especialistas.