Com executivos da SAM e Lotus Brasil, Bebeto Galvão discute construção de mineroduto em Ilhéus


O município de Ilhéus dá mais um passo importante no processo de implantação do corredor logístico da região sul da Bahia. A cidade abriga o Porto Sul, o trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e desponta como um dos principais polos de mineração do estado. Dentro dessa perspectiva, a Prefeitura desenvolve um trabalho voltado à captação de investimentos para diversificar a receita municipal, com foco no potencial da atividade mineradora.

Em atendimento à solicitação do prefeito Mário Alexandre, o vice-prefeito Bebeto Galvão se reuniu na última segunda-feira (8) com executivos da Sul Americana de Metais (SAM) e da Lotus Brasil para discutir a construção de um mineroduto, projeto que tem Ilhéus como destino de parte dos investimentos das empresas.

O encontro contou com as presenças do CEO e do gerente de comunicação e relacionamento da SAM, Jin Yongshi e Cristiano Duarte, respectivamente, da administradora da Lotus Brasil, Mônica Kuo, e do representante do Fórum de Desenvolvimento Bahia-China, Fernando Brito.

“O projeto prevê exploração de minério de ferro na cidade de Grão Mogol, em Minas Gerais, e construção de mineroduto de 480 quilômetros para transportar o material por diversos municípios brasileiros até chegar a Ilhéus. Esse importante investimento poderá adensar a nova matriz econômica que se estrutura na cidade, ampliando nossa capacidade logística e gerando negócios, emprego e renda. Também foi apresentada pelo CEO Yongshi a possibilidade de agregar valor ao produto com uma planta de pelotização”, explicou Bebeto.

O projeto prevê a exportação de 27 milhões de toneladas de minério, sendo a China o principal destino, além da geração de seis mil empregos diretos. O empreendimento auxiliará a movimentação do complexo logístico Intermodal Porto Sul, ampliando sua exportação, que poderá chegar a 50 milhões de toneladas anuais. A estrutura de negócio está estimada em US$ 1,4 bilhão, cujo valor de US$ 780 milhões deve ser aplicado na Bahia.

Na oportunidade, o vice-prefeito solicitou uma nova reunião, cuja data ainda deverá ser estabelecida, visando apresentar o atual status do projeto e a ações em curso no âmbito dos governos de Minas, da Bahia e das cidades envolvidas.

“Apresentei os nossos desejos de recebê-los novamente e a nossa disposição de colocar além das melhores energias, todo esforço do governo liderado pelo prefeito Mário, com apoio da nossa deputada estadual Soane Galvão, de empresários locais, dos centros de pesquisa e das universidades, a fim de consolidar esse projeto de integração e desenvolvimento para a cidade”, concluiu o gestor.

As empresas destacaram que a iniciativa representa um novo paradigma para a mineração e reforça o compromisso com o desenvolvimento social e econômico dos estados de Minas Gerais, Bahia e do Brasil. A perspectiva é que o mineroduto impulsione as produções ligadas ao Porto Sul.