Governador Jerônimo Rodrigues oferece condições para instalação de fábricas chinesas na Bahia


Durante reunião realizada em Pequim, na China, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, a Sinoma Blade, maior fabricante de hélices usadas para produzir energia eólica do mundo, confirmou a intenção de instalar uma fábrica em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. O projeto, que já foi objeto de um protocolo assinado na capital baiana no mês passado, foi oficializado.

A Sinoma Blade faz parte de um grupo empresarial Chinês especializado na pesquisa, desenvolvimento e fabricação de materiais especiais usados na construção de diversos produtos, desde telas de celular até naves espaciais. Ela possui a mais avançada tecnologia de hélices para produção eólica da atualidade e irá usar essa tecnologia na fábrica que pretende instalar na Bahia.

Durante a reunião em Pequim, o governador garantiu todo o esforço do Governo do Estado para apoiar a instalação da fábrica, que se compromete a ter 90% do quadro de funcionários formado por baianos. Na segunda agenda do dia, a comitiva baiana esteve na sede da Goldwind, fabricante de aerogeradores e componentes de torres que também administra parques eólicos. A empresa tem 40 torres em instalação na cidade de Terra Nova e projeto de implantar uma fábrica de aerogeradores na Bahia.