Bebeto Galvão recebe comitiva portuguesa e discute parcerias comerciais entre Ilhéus e Aveiro


Possibilitar a aproximação de Ilhéus com as representações comerciais de Portugal foi o ponto alto da reunião realizada na última sexta-feira (3), entre o vice-prefeito Bebeto Galvão, a diretora-presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Ana Paula Calhau, e autoridades portuárias de Aveiro, cidade localizada na costa ocidental da Península Ibérica.

O encontro discutiu a atração de investimentos e aumento no fluxo das exportações. A proposta apresentada visa estabelecer um canal permanente de diálogo, com foco no fortalecimento das relações comerciais entre o Porto de Ilhéus e o Porto de Aveiro.

A reunião é um desdobramento da Intermodal South America, evento voltado ao setor de transporte, logística e comércio exterior do sul do continente, que contou com a participação do vice-prefeito. (relembre aqui).

“Aveiro é uma importante porta de entrada da Europa. O estabelecimento de um protocolo para estreitar a relação entre o Porto de Aveiro e o Porto de Ilhéus abre um conjunto de possibilidades e dentro dessa cadeia de valores nós analisaremos quais os produtos que efetivamente poderemos exportar. O mercado interno se aqueceu e agora estamos restabelecendo essa parceria comercial, que gera oportunidades com crescimento dos operadores, aumento de emprego formal e renda”, enfatizou Bebeto.

Porto de Aveiro (APA)

Conforme Eduardo Elísio Peralta Feio, presidente da Administração do Porto de Aveiro (APA), a visita representa um passo importante para aprofundar o protocolo firmado com a Codeba. “Portugal e Brasil têm uma relação histórica e, obviamente, os portos têm um papel relevante. Esse contato que fizemos com as instituições e empresários de Ilhéus é um princípio fundamental para desenvolver essa estratégia conjunta que beneficia as duas regiões”, declarou.

A diretora-presidente da Codeba destacou o acordo firmado entre as entidades de gestão, crucial para promover o intercâmbio de experiências dentro da atividade portuária. “Celebramos um acordo de fomento e parceria com o Porto de Aveiro e agora estamos trazendo as autoridades portuárias portuguesas para que conheçam o potencial que Ilhéus possui. É um momento muito importante, pois estamos negociando laços de amizade entre portos-irmãos”.

Além da relação comercial e econômica, o estreitamento do diálogo visa possibilitar a troca cultural e de conhecimentos técnicos pela via de cooperação bilateral.

A reunião também contou com a participação do presidente da Associação Comercial e Industrial de Ilhéus (ACII), Libério Menezes; do secretário da Casa Civil, Mozart Aragão; do assessor técnico especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Vinícius Briglia; e do superintendente de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Maurício Galvão.