Vice-prefeito Bebeto Galvão participa da Intermodal South America 2023


Representando a cidade de Ilhéus, o vice-prefeito Bebeto Galvão participou na última terça-feira (28) da cerimônia de abertura da Intermodal South America 2023, maior evento para o setor de transporte, logística e comércio exterior do sul do continente. A solenidade contou com as presenças dos ministros Márcio França (Portos e Aeroportos), Renan Filho (Transportes), diversas autoridades e representantes do setor de logística das Américas e de outros países.

A 27ª edição da feira internacional acontece até a próxima quinta-feira (2), na capital paulista. Bebeto prestigiou a Intermodal ao lado da diretora-presidente interina da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Ana Paula Calhau, e do ex-diretor-presidente da entidade, Carlos Autran.

Ana Paula Calhau, e do ex-diretor-presidente da entidade, Carlos Autran, e Bebeto Galvão.

“O governo Lula priorizou no orçamento de 2023 a destinação de R$ 15 bilhões para a área de transporte, visando melhorar a malha rodoviária, cujo valor equivale à soma dos quatro anos do governo passado. A fala dos ministros indica outro padrão para o crescimento da economia do país”, enfatizou o vice-prefeito de Ilhéus.

Na ocasião, o gestor dialogou com o presidente da Infraero, Rogério Barzellay, e com o ministro Márcio França sobre a situação do porto e do aeroporto de Ilhéus. “Apresentamos as principais demandas ao Governo Federal, como tem sido solicitado pelo prefeito Mário Alexandre. O desenvolvimento social e econômico do nosso município também é um dos compromissos da deputada estadual Soane Galvão com a população ilheense”, acrescentou.

O desafio da intermodalidade, marco jurídico, concessões, investimentos públicos em portos e aeroportos, estradas e ferrovias permearam o debate de abertura. Conforme Bebeto, a logística tem impacto na competitividade do país e corresponde a cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) têm peso de 7%, o que desafia o Brasil a repensar as matrizes modais, diminuir os custos e ampliar os investimentos no setor.

Sobre o evento – A feira internacional reúne 500 marcas expositoras e 40 mil visitantes qualificados em 40.000m² de área de exposição durante três dias num formato híbrido, combinando a edição física com ações digitais em tempo real.

A Intermodal South America 2023 engloba ainda a 26ª Conferência Nacional de Logística (XXVI CNL).