Ilhéus volta ao cenário nacional com remake da novela Renascer, sucesso nos anos 90


Foto: Jorge Baumann /Globo.

Equipes da Rede Globo visitaram Ilhéus nas últimas semanas para conhecer a cidade e montar o roteiro do remake da novela Renascer, um clássico da teledramaturgia brasileira. A nova história será escrita por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, autor da primeira versão exibida pela emissora nos anos 1990.

O prefeito Mário Alexandre externalizou sua alegria e pontuou que as gravações mostrarão o potencial turístico e econômico do município. “Depois de 30 anos, vamos reviver esse grande sucesso que tem Ilhéus como principal cenário. Um trabalho que enriquece a nossa história e apresenta novamente ao Brasil e ao mundo, através das telinhas, todas as belezas da terra do cacau e do chocolate”.

O gestor completou afirmando que a produção trará impactos positivos para a economia, com a geração de emprego e impulsionamento na rede hoteleira, movimentando toda a cadeia produtiva da região.

Conforme a equipe técnica, o trabalho de pesquisa no sul da Bahia incluiu visitas a produtores rurais e a centros de pesquisa na região. Luperi se reuniu com a direção do Centro de Inovação do Cacau (CIC), na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), além de produtores e pesquisadores da região.

Foto: Jorge Baumann /Globo.

A primeira versão de Renascer, que teve locações em Ilhéus, Barro Preto e em Itabuna, apresentava como protagonistas Antônio Fagundes, Marcos Palmeira, Adriana Esteves e Patrícia Pillar.

O elenco reunia outros nomes de peso da teledramaturgia nacional, a exemplo de José Wilker, já falecido, Eliana Giardini, Fernanda Montenegro, Tarcísio Filho, Osmar Prado e o itabunense Jackson Costa, que interpretou o padre Lívio. A produção da emissora garantiu que o remake segue o script de sucesso registrado com a novela Pantanal, também de Benedito Ruy Barbosa.