Carteira Digital Serasa permite parcelamento do IPVA em 12 vezes com mesmo desconto do pagamento à vista


Imagem ilustrativa.

Para aliviar o bolso dos proprietários que já no início do ano precisam pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), uma das despesas mais significativas do orçamento familiar, a Serasa oferece condições especiais de parcelamento.

No Estado de Bahia, o pagamento do IPVA deve ser realizado no dia 10 de fevereiro. O governo estadual permite o parcelamento do imposto em até 5 vezes e desconto de 3% para a cota única, mas a Carteira Digital Serasa possibilita que a quitação seja feita em até 12 parcelas, mantendo o mesmo desconto oferecido no pagamento à vista, com o acréscimo de juros sobre o parcelamento, cujas taxas são menores que as cobradas pelo Detran.

As condições são oferecidas em parceria com a Zapay, empresa especializada no setor de automóveis com o propósito de facilitar o pagamento dos débitos veiculares. “Apenas pela plataforma da Serasa é possível garantir o desconto da cota única e parcelar em até 12 vezes, aliviando o orçamento”, explica Laís Gabriel, especialista da Carteira Digital Serasa.

A Relação do Brasileiro com o Automóvel
De acordo com estudo inédito realizado pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, 2 a cada 10 proprietários ainda não se planejaram para pagar o IPVA 2023. “Mesmo sendo uma despesa recorrente e sempre na mesma época do ano, o valor ainda pega os motoristas de surpresa”, comenta Laís.

A pesquisa também aponta que a organização financeira ainda aparece como uma questão de conflito para os motoristas: 40% consideram complexo fazer os cálculos para manter um veículo e 32% admitem gastar mais que o programado. “O planejamento financeiro é imprescindível para conseguir estimar os gastos e evitar que esses custos pesem ainda mais no orçamento. Motivados por essa vontade de aliviar o bolso dos brasileiros, oferecemos essa opção de parcelamento do imposto na Carteira Digital”, complementa a especialista.

Como pagar meu IPVA pela Carteira Digital Serasa?

1º Passo – Baixe o Aplicativo
Caso ainda não tenha o Aplicativo da Serasa no seu dispositivo móvel, baixe-o no Google Play ou Apple Store, digite seu CPF e preencha um breve cadastro.

2º Passo – Acesse a área de pagamentos
No menu inferior da tela, clique em “Pagar” para acessar as opções de pagamento disponíveis na sua conta Serasa.

3º Passo – Acesse a área do veículo e localize seu veículo
Na tela de pagamentos, clique na opção “Débitos veiculares”.Para verificar o IPVA e outros débitos, como multas, licenciamento e taxas do seu veículo, digite a placa, leia e concorde com os Termos de Uso e Política de Privacidade para uso das funcionalidades, e clique em “Consulte e pague”.

4º Passo – Selecione os débitos a serem pagos
Caso seu veículo tenha algum valor em aberto, eles serão exibidos na tela. Confirme os dados, selecione os débitos que deseja pagar e a forma de pagamento. Clique em “Pagar Agora”, verifique as taxas aplicáveis antes de finalizar a transação e escolha o meio de pagamento desejado: cartão de crédito, boleto ou PIX.

5º Passo – Acompanhe o pedido
Após o pagamento, na área do seu veículo, um e-mail será disparado para o endereço que você incluiu no ato do pagamento (caso não localize o e-mail, verifique a caixa de spam). Com o protocolo será possível acompanhar o pedido no portal da Zapay. Para isso basta acessar o site oficial da Zapay (https://usezapay.com.br), clicar no botão “Meus Pedidos” no canto superior direito da página e inserir o código do pedido.