Programa de Instrumentalização Docente/Discente teve nova edição na Faculdade de Ilhéus


A Faculdade de Ilhéus, ao lado da Faculdade Madre Thaís, realizou mais uma edição do Programa de Instrumentalização Docente/Discente (PID), cuja finalidade é promover reflexões atualizadas sobre o processo de ensino-aprendizagem no âmbito da Educação Superior. O evento aconteceu na noite do dia 1º de fevereiro, no auditório Professora Adélia Carvalho de Melo, na sede da faculdade, com o tema “Metodologias ativas no ensino-pesquisa-extensão”, e contou com a participação de professores de todos os cursos de graduação ofertados nas duas instituições.

Coordenado pelo professor Adailson Miranda, o PID contempla uma série de demandas inerentes à formação continuada, em especial, no que tange ao planejamento dos procedimentos didático-pedagógicos, e atende a recomendações do Ministério da Educação (MEC).

Nesse módulo do programa, além da palestra principal, docentes e coordenadores/as de curso puderam exercitar saberes em uma oficina que teve caráter produtivo e, também, propositivo de estratégias didático-pedagógicas em cada colegiado. Na opinião do professor Adailson Miranda, “com essa iniciativa, estas instituições de ensino superior confirmam seu compromisso com a oferta de cursos de graduação cada vez mais qualificados e devidamente engajados com as demandas contemporâneas.”

Ao abordar o tema norteador das atividades, Miranda procurou incentivar os docentes a adotarem metodologias pedagógicas que estimulem o protagonismo dos alunos e alunas na sala de aula. Ele ainda enfatizou a necessidade de planejamento de atividades que atendam ao processo de curricularização das ações de extensão, outra exigência do Ministério da Educação.

A diretora acadêmica da instituição, Sandra Milanesi, explica que o PID integra uma série de ações do Planejamento Pedagógico e Acadêmico dos Colegiados de Cursos. Nesta terça-feira, 7 de fevereiro, terá início o semestre letivo 2023.1 dos cursos de graduação da Faculdade de Ilhéus e Faculdade Madre Thaís.