Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Ilhéus e Itabuna


Rio Cachoeira, município de Itabuna.

Defesa Civil Nacional reconheceu, nos últimos seis dias, a situação de emergência em quatro cidades da Bahia atingidas por desastres naturais. As portarias foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última quinta-feira e hoje.

Os municípios de Itabuna e Ilhéus registraram chuvas intensas. Ilhéus sofreu com o aumento do Rio Almada e Rio Cachoeira, e registro inundações. Já Itabuna, cortada pelo Rio Cachoeira, registrou desabrigados e inundações.

Outras cidades da Bahia reconhecidas foram Vitória da Conquista e Candido Sales.

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor ser liberado.