Ilhéus é bem avaliada em ranking nacional de transparência pública


Com 83,27%, Ilhéus está entre as cidades mais bem classificadas pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) para promover ações por meio da fiscalização dos portais de transparência das prefeituras e câmara municipais.

A gradativa evolução na pontuação é fruto do compromisso do prefeito Mário Alexandre, cuja gestão está pautada nos princípios que regem a atividade administrativa. “Com muito esforço e dedicação estamos alcançando resultados satisfatórios e vamos avançar ainda mais. Os números estão aí para provar que trabalhamos de forma clara e com foco no funcionamento correto da máquina pública”, frisou o chefe do Executivo.

O levantamento referente ao exercício 2022 foi divulgado no dia 17 de novembro e está disponível no Radar Nacional de Transparência Pública. Clique aqui.

Conforme a Controladoria-geral do Município (CGM), a cidade ocupa o 1º lugar na avaliação feita pelo Instituto Nossa Ilhéus (INI), que mede o nível de transparência e governança pública das prefeituras dos municípios pertencentes ao Território Litoral Sul da Bahia, com base na Transparência Internacional.

Além do diagnóstico, a avaliação permite à administração municipal analisar os pontos e instrumentos de transparência e controle social que precisam de aprimoramento.

O Portal da Transparência da Prefeitura de Ilhéus tem se destacado pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos. Devido à pandemia de Covid-19, o Município criou uma plataforma específica para que a população possa ter acesso a informações sobre decretos e contratos emergenciais relativos às ações de combate à doença.

A ferramenta está disponível no site, através do link https://transparencia.ilheus.ba.gov.br/