Coligação de Jerônimo pede impugnação da divulgação das pesquisas Datafolha e Ipec (ex-Ibope)


Os candidatos a vice Geraldo, e a governador, Jeronimo (PT).

A coligação do candidato ao governo da Bahia pelo PT, Jerônimo Rodrigues, ingressou no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) pedindo as impugnações das pesquisas Datafolha e Ipec (Ex-Ibope), que devem ser divulgadas nesta semana pela Rádio Metrópole e TV Bahia, respectivamente.

A Datafolha tem a programação de ser divulgada nesta quarta-feira (24/8). O instituto vai avaliar as intenções para o governo do Estado e para o Senado Federal. Já o Ipec (Ex-Ibope) deve ter a pesquisa divulgada na próxima sexta-feira (26).

Sobre a Datafolha, os advogados de Jerônimo avaliaram que “o registro da pesquisa é plenamente incompatível com o questionário, afrontando o ordenamento jurídico. A pesquisa é, em primeiro lugar, irregular em seu registro, uma vez que há incompatibilidades entre o seu registro e as perguntas formuladas no questionário”.

O âncora do Grupo Metrópole, Mário Kertész, lamentou a judicialização. “Só acho engraçado que desde que anunciamos que iríamos fazer, teve um nervosismo anormal no meio político. Quem arranjou dinheiro para pagar? Minha mãe. Foi minha mãe, com o resto da herança que recebi quando ela morreu, em 1962”, disse o comunicador, em tom irônico. “Para mim é uma surpresa. Acho isso um ato antidemocrático. E duvido que pelo gabarito de uma instituição como Datafolha, que tenha sido conduzido em benefício de qualquer um dos candidatos”, completou.

Informações da Aratu online.