Delegados e peritos da PF rebatem fala de Bolsonaro e manifestam apoio ao TSE


Delegados e peritos da Polícia Federal (PF) rebateram nesta terça-feira, 19, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua mais recente ofensiva contra o sistema eleitoral. Segundo esses profissionais da PF, desde a redemocratização, em 1988, as eleições “ocorrem sem qualquer incidente que lance dúvidas sobre sua transparência e efetividade”. Os policiais ainda reiteram que as urnas eletrônicas “já foram objeto de diversas perícias e apurações por parte da PF e que nenhum indício de ilicitude foi comprovado nas análises técnicas”.

Em reunião com 60 embaixadores, na segunda, 18, Bolsonaro atribuiu à PF a declaração de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) “é um queijo suíço, como uma peneira”. A alegação foi denunciada e rebatida já nesta segunda-feira pela corte eleitoral. “A Justiça Eleitoral não tem conhecimento de tal afirmação feita pela Polícia Federal”, afirmou a corte ao reagir às falas do presidente.

A nota que contradiz Bolsonaro é subscrita por três das principais entidades de delegados e peritos da PF – a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e a Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal.

“Acatar a legislação eleitoral vigente e respeitar a constituição, bem como as decisões democráticas é imprescindível a todo e qualquer representante eleito ou postulante a cargo eletivo.”