‘Tem gente colocando política à frente da vida das pessoas’, diz Cacá Leão em Itaberaba


“Tem gente que está colocando a política à frente dos interesses de salvar a vida das pessoas”. A declaração foi do pré-candidato ao Senado, deputado federal Cacá Leão (PP), neste sábado (09), em Itaberaba, em relação ao Hospital Regional de Itaberaba, que está construído mais ainda não começou a funcionar. O equipamento contou com R$ 10 milhões em emendas do parlamentar.

Ao lado de ACM Neto, pré-candidato a governador pelo União Brasil, e do prefeito Ricardo Mascarenhas, Cacá criticou o imbróglio do governo do Estado sobre o funcionamento da unidade de saúde.

“Quem ajudou a construir, irá ajudar a abrir as portas do Hospital Regional de Itaberaba. Estou indo a Brasília praticamente toda semana, junto com o prefeito Ricardo, para buscar os recursos para impulsionar esse grande feito para o município”, afirmou Cacá.

“Nas conversas que tive com Ricardo, ele sempre me colocou como maior preocupação o funcionamento do Hospital Regional de Itaberaba. Pois eu quero dizer a ele e ao povo que, se o governo do estado nesses próximos meses não der as condições de funcionamento, se o credenciamento junto ao governo federal não avançar, em primeiro de janeiro, quando eu sentar a minha bunda na cadeira de governador, vou priorizar e vou colocar o hospital para funcionar”, disse Neto em discurso na cidade.

Fechado há 15 anos, o hospital foi reformado pela prefeitura, inclusive com recursos de emendas do deputado federal Cacá Leão (PP), pré-candidato ao Senado. A inauguração estava prevista para ocorrer em março deste ano. Porém, segundo o prefeito em entrevistas a rádios locais em maio, a disposição do governo do estado mudou depois que o PP, seu partido, rompeu com Rui Costa e declarou apoio a ACM Neto. Como tentativa de resolver o impasse, o prefeito buscou o governo federal para viabilizar a operação.

O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, disse que a Chapada Diamantina “não tem dono” e reiterou o apoio à jovem dupla, e afirmou estar sendo vítima de perseguição política. “Mas não vou parar de trabalhar, independentemente da situação política. Não vão me perseguir. A gente está sem inaugurar o hospital regional? Não tem problema, a gente precisa seguir em frente. Vamos ter um governador que no dia 1º de janeiro vai colocar o hospital para funcionar. É isso que a gente tem que fazer, brigar por Itaberaba, por Boa Vista do Tupim, por Mucugê, todas as cidades que representam a nossa região”, disse o prefeito em discurso.

“Eu não tenho medo de nenhum ‘cacique’ e a Chapada Diamantina não tem dono, o dono da Chapada é o povo”, disse o prefeito ao destacar que Itaberaba apoia Cacá e Neto. O vice-governador João Leão, pré-candidato a deputado federal, e o vice-prefeito de Itaberaba, David dos Anjos, pré-candidato à estadual também estavam presentes.