Bahia: Deputado acusa empresa de abandonar obra e cobra providências do DNIT


O deputado estadual Alex Lima (PSB) recebeu com indignação a notícia de que a EMPA, empresa responsável pela obra da BR 101, em Esplanada, estaria retirando materiais e funcionários da cidade, sem concluir o trabalho de duplicação da BR 101. “Além de gerar desemprego a obra ficará abandonada”, disse.

A duplicação da BR 101, com 165,4 quilômetros de extensão, liga o Norte e o Nordeste do Brasil, por meio da divisa entre os estados da Bahia e de Sergipe. Essa duplicação é dividida em quatro lotes, de aproximadamente 41 quilômetros de extensão, e corta os municípios de Rio Real, de Esplanada, de Entre Rios, de Alagoinhas, de Aramari, de Pedrão, de Teodoro Sampaio, de Coração de Maria e de Conceição do Jacuípe.

De acordo com o parlamentar, a saída da empresa vai deixar gerar desemprego. “Muitos esplanadenses se sustentam do emprego desta obra. Com a paralisação, cerca de 400 famílias ficarão desamparadas, além de ficarmos com uma rodovia inacabada, oferecendo riscos aos motoristas que trafegam pelo local”, disse o deputado, solicitando providências ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). “As obras de duplicação são importantes para o escoamento da produção, uma vez que a pista é um importante eixo de ligação entre municípios. Peço que o DNIT tome providências sobre essa situação, pois não podemos trafegar com a estrada neste atual estado”, completou.

INVESTIMENTOS – Segundo dados do cronograma financeiro da obra, divulgados em abril de 2021, nenhum valor havia sido destinado para a duplicação da BR 101, durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), o que teria paralisado a obra em alguns trechos. “Bolsonaro inaugurou o trecho feito por recursos de governos anteriores e nunca investiu nada. Infelizmente temos um presidente que vive de Fake News e de pongar nas obras dos outros como ele fez com a Transposição do Rio São Francisco”, lembrou Alex Lima.

Em abril, o presidente esteve na Bahia para inaugurar 26 quilômetros de duplicação da BR-101, mas não houve avanços no trecho que liga Alagoinhas ao estado de Sergipe.