Ranking mostra que municípios do Litoral Sul da Bahia ainda possuem níveis ruins de transparência, mas há bons exemplos


Ilhéus ficou em primeiro lugar entre os que melhor pontuaram entre os 26 municípios do território e lideram entre os municípios com nível de transparência avaliado como bom.

O Instituto Nossa Ilhéus (INI) lançou nesta terça-feira, 5, o Índice de Transparência e Governança Pública das prefeituras dos municípios do Litoral Sul da Bahia. O trabalho, que avaliou 26 municípios com metodologia da Transparência Internacional – Brasil, tem como objetivo oferecer um índice confiável para que a sociedade, a imprensa e os próprios órgãos de controle tenham acesso à informação e monitorem as ações do poder público na promoção da transparência e da participação social e no combate à corrupção. O ranking também tem como meta estimular o poder público a promover continuamente a transparência de suas ações e reconhecer o bom trabalho realizado por algumas prefeituras.

Nesta 1ª edição do Ranking, Ilhéus (77.2 pontos), Una (76.6 pontos) e se destacaram na liderança seguidas por Mascote (63.5 pontos), Itajuípe (63.2 pontos) e Ibicaraí (61.6 pontos). Dentre os 26 municípios avaliados, nenhum obteve nível “ótimo” e nove deles foram classificados com nível “ruim”. A escala do ranking vai de 0 a 100 pontos, na qual 0 (péssimo) significa que a prefeitura é avaliada como totalmente opaca e fechada à participação da sociedade e 100 (ótimo) indica que ela oferece alto grau de transparência e participação social.

Praticamente 80% das cidades avaliadas obtiveram pontuação classificada como regular ou ruim. Ocupam as 5 piores posições do ranking as cidades de Itacaré (29.8 pontos), Canavieiras (29.6 pontos), Almadina (29.3 pontos), Ubaitaba (26.4 pontos) e Maraú (23.4 pontos).

De acordo com o Ranking, apenas 26% alcançaram o nível ‘bom’, enquanto 44% alcançaram o nível ‘regular’. Já os demais 30% tiveram como resultado o nível ‘ruim’ de transparência e governança pública.

Critérios – Os critérios de avaliação basearam-se nas Recomendações de Transparência e Governança Pública para Prefeituras, guia que foi elaborado pela Transparência Internacional – Brasil e pelo Instituto de Governo Aberto (IGA). A avaliação foi realizada pelo Instituto Nossa Ilhéus, em parceria com estudantes da graduação em Direito e do Mestrado em Economia Regional e Políticas Públicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com a qual o INI tem um acordo de cooperação técnica, seguindo a metodologia que avalia se as prefeituras regulamentaram e implementaram leis importantes para a transparência e integridade; se têm plataformas acessíveis e funcionais para exercício do controle social; se garantem acesso pleno, ágil e fácil a bases de dados referentes a licitações, contratos, obras, finanças públicas e orçamento; e se promovem e fortalecem a participação cidadã no município.

O Ranking de Transparência do Litoral Sul da Bahia também avalia o quanto as prefeituras se esforçam para criar canais de participação da sociedade. Dessa forma, são verificadas plataformas para recebimento de denúncias anônimas e solicitação de informações, uso de redes sociais e oportunidades de participação da população na discussão do orçamento, por exemplo.

Na data de hoje a Transparência Internacional – Brasil também lançou a avaliação de transparência e governança pública dos estados brasileiros, incluindo a Bahia. Os resultados podem ser conferidos em http://indice.transparenciainternacional.org.br/municipios/litoral-sul-da-bahia

Informações do Instituto Nossa Ilhéus.