Especialistas da USP visitam fábrica de montagem da urna em Ilhéus


TSE produz em fábrica em Ilhéus mais de 200 mil urnas eletrônicas.

Nesta quarta-feira (29), especialistas da Universidade de São Paulo (USP) conheceram a fábrica onde estão sendo montadas as novas urnas eletrônicas Modelo UE 2020, em Ilhéus (BA). Os técnicos integram o Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP e a visita faz parte do convênio de cooperação técnica entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Universidade, firmado ano passado.

Eles observaram todo o processo de montagem do início ao fim, com os rigorosos padrões de segurança na preparação do equipamento. Os componentes das novas urnas encomendadas pelo TSE, entre eles a placa-mãe e o terminal do mesário, começaram a ser produzidos em novembro de 2021, em Manaus, pela empresa Positivo Tecnologia, vencedora da licitação para fabricar o Modelo 2020. Já a montagem final da urna é realizada em Ilhéus. Do município baiano, as urnas são distribuídas por transporte terrestre para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

O Tribunal Superior Eleitoral está produzindo mais de 200 mil novas urnas eletrônicas em uma fábrica de Ilhéus. São 225 mil novos aparelhos que vão substituir antigas urnas e garantir mais agilidade e segurança ao processo eleitoral.

Parceria

O acordo entre TSE e USP prevê o intercâmbio de conhecimento e atividades de pesquisa e inovação em tecnologias aplicadas ao sistema de votação brasileiro. Para isso, foi criado um Grupo de Trabalho entre as duas instituições para acompanhar e discutir as propostas do projeto Eleições do Futuro.

Esse projeto busca construir uma arquitetura computacional que possibilite uma relação custo benefício melhor para o processo eleitoral ao longo dos próximos anos. Entre outros pontos, o convênio prevê estudos para a criação de um novo equipamento ainda mais efetivo e moderno, o que permitirá diminuir os custos de transporte e incrementar a logística na preparação das eleições.