Policiais Civis cobram salário de nível em apitaço durante passagem de Rui Costa por Ilhéus


Em ato reivindicatório pela regulamentação do salário de nível superior, Policiais Civis da Bahia promoveram apitaço durante visita do governador Rui Costa (PT) em Ilhéus, nesta sexta-feira (3).

O ato que ocorreu durante a inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), fez parte do protesto coordenado pelo Movimento Juntos Somos + Fortes (MJSMF), coletivo de entidades sindicais representativas dos servidores da Polícia Civil do Estado da Bahia (PCBA), em defesa da regulamentação do parágrafo 1º do artigo 46 da lei nº 11.370/2009.

Durante a manifestação, os Policiais Civis carregaram faixas chamando atenção para a desvalorização da categoria e o sucateamento da segurança pública, destacando que, em 2021, a Bahia foi, pela terceira vez, o estado campeão em mortes violentas, de acordo com dados do índice nacional de homicídios.

Além do apitaço os manifestantes também realizaram um cortejo fúnebre simbólico, em referência ao alto número de mortes e ao descaso enfrentado pelos servidores baianos.  “Para as coisas acontecerem, nós temos que lutar pelos nossos direitos. A Polícia Civil está aqui fazendo seu manifesto, é um manifesto pacífico, cobrando e reivindicando seus direitos”, bradou um dos participantes da mobilização.