Com apoio do Estado, Ilhéus ganha UPA e celebra convênio para segunda etapa do Canal do Malhado


 

Prestes a completar 488 anos, Ilhéus tem motivos de sobra para comemorar. Nesta sexta-feira (3), a população ganhou um novo equipamento de saúde, construído com recursos do Governo do Estado, que visa ampliar a rede de atenção às urgências e emergências no SUS: a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), no bairro Esperança. O ato de entrega contou com as presenças do governador Rui Costa, do prefeito Mário Alexandre, do vice-prefeito Bebeto Galvão, vereadores, deputados, diversas autoridades e da comunidade.

O novo centro de saúde recebeu investimentos de R$ 7 milhões, somando a estrutura física, equipamentos e mobiliário. Responsável pelo atendimento de até 350 pacientes por dia, a UPA 24 tipo II é formada por mais de 150 profissionais e conta com serviços de radiologia convencional, laboratório de análises clínicas e eletrocardiograma, raio-X, pediatria e leitos de observação, segundo informações da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).

 

As portas serão abertas para beneficiar mais de 180 mil ilheenses, reduzindo a lotação nos prontos-socorros da cidade. “As obras são fruto de muita luta, de um governador atento às necessidades dos baianos e de um prefeito que busca investimentos e parcerias para oferecer serviços e promover melhores condições de vida a cada cidadão. É isso que temos feito. É isso que o nosso povo merece”, ressaltou Mário Alexandre.

Na ocasião, os entes celebraram convênio para continuidade do fechamento do Canal do Malhado, pavimentação asfáltica e drenagem pluvial de ruas da Conquista e para a construção de três unidades básicas de saúde nos bairros Teotônio Vilela, Nossa Senhora da Vitória e Salobrinho.

Mais obras – O dirigente estadual assinou ordens de serviço para implantação do sistema de abastecimento de água nas localidades de Juerana, Mar e Sol e Teocamp, em atendimento às demandas do Porto Sul, além da ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Ilhéus e Camacan.

Rui autorizou a celebração de convênio para duplicação, urbanização, paisagismo e pavimentação nas zonas Norte, trecho da BA-262 (Jardim Savoia), e Sul, entroncamento da BR-251 até o Cururupe. A modernização da rede de iluminação pública também integra o rol de obras anunciadas nesta sexta-feira, cujos serviços se estendem do Terminal Rodoviário até o Banco da Vitória.

“Ilhéus é porta de entrada da região, então os investimentos que anuncio para a cidade trazem benefícios para toda a região. A gente busca fortalecer o conceito de que a melhor política pública de saúde chama-se prevenção, diagnóstico precoce. Nos últimos sete anos, a Bahia foi o estado que mais investiu em hospitais, policlínicas e UPAs”, frisou o governador.

Educação em pauta – Na oportunidade, o gestor baiano anunciou a construção de um escola de grande porte, no bairro São Francisco. A unidade vai sediar o Colégio Estadual Moysés Bohana e terá 34 salas de aula, laboratórios, biblioteca, refeitório, auditório, piscina semiolímpica, campo de futebol society com pista de atletismo e duas quadras poliesportivas cobertas.

Mário Alexandre fez questão de destacar que a atual gestão estadual investe em diferentes setores da cidade. “Nossa gestão pensa no bem-estar social. Quero aproveitar mais uma vez para agradecer ao nosso governador pelos investimentos feitos em Ilhéus e em toda região sul da Bahia”. Somente nos últimos sete anos, a cidade recebeu investimentos que ultrapassam a cifra dos R$ 200 milhões.

Auxílio às vítimas das chuvas – Rui Costa aproveitou o evento para autorizar o início do processo de licitação, destinado à construção de 208 unidades habitacionais no Salobrinho. A ação integra o programa Bahia Minha Casa e tem como prioridade contemplar as famílias afetadas pelas chuvas no ano passado.