Ex-secretário estadual é preso pela PF na Operação Descobrimento


Nilton Borgatto é pré-candidato a deputado federal pelo Mato Grosso.

Ex-secretário de Ciências e Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, Nilton Borgatto (PSD) (foto em destaque) foi preso na manhã desta terça-feira (19/4) pela Polícia Federal no âmbito da Operação Descobrimento, que apura o envio de drogas do Brasil para Portugal.

Borgatto chefiou a pasta estadual entre 2019 e março deste ano. Ele saiu do governo para se dedicar à campanha de deputado federal. O ex-secretário também foi prefeito de Glória D’Oeste, cidade a 309 km de Cuiabá, na fronteira com a Bolívia.

As investigações tiveram início em fevereiro de 2021, quando um jato executivo Dassault Falcon 900, pertencente a uma empresa portuguesa de táxi aéreo, pousou no aeroporto internacional de Salvador/BA para abastecimento. Após ser inspecionado, foram encontrados cerca de 595 kg de cocaína escondidos na fuselagem da aeronave.

Também foi presa nesta terça-feira (19), a doleira Nelma Kodama em Portugal.

Nelma Kodama é conhecida pela condenação na operação Lava-Jato em 2014. Dois anos depois, em 2016, ela saiu da prisão após delação premiada e passou a utilizar tornozeleira eletrônica. Em 2018, ela foi investigada, ainda, por receptação de jóoas roubadas.

Primeira delatora da Lava Jato, doleira é presa por tráfico de drogas em Portugal