Professor Reinaldo do Ibec assume compromissos com profissionais de Eletricidade na Bahia


Atualmente a Bahia tem mais de dez mil funcionários atuando diretamente no setor de Eletricidade. Estes profissionais atuam na construção, manutenção e ampliação da rede elétrica na linha morta e linha viva, sendo fundamentais para que a energia chegue nas casas, indústrias, escolas e hospitais.

Mesmo com tamanha importância e com um quantitativo significativo, esses profissionais não possuem representatividade para ter seus direitos garantidos. A categoria sofre com a escassez de programas de qualificação atualizados, que ofereçam uma maior inserção e permanência no mercado de trabalho.

Professor Reinaldo Soares, Diretor do Ibec, escola credenciada pelo MEC e homologada pela COELBA, conhece a realidade destes profissionais desde 2017 e entende estas demandas. Ele se coloca à disposição da categoria, para representar a classe e apresentar propostas para implantação de políticas públicas que venham atender as necessidades dos profissionais do setor de Eletricidade da Bahia, uma das áreas que mais crescem na região.

Na condição de Diretor de uma Instituição Profissionalizante, Professor Reinaldo compreende a importância da educação como ferramenta de transformação social e econômica, e acredita que a implementação de uma Escola de Eletricidade na Bahia, específica para ofertar cursos subsidiados a estes profissionais, seria a solução para atender a estas demandas, “o seguimento é grande, a qualificação é necessária e muitas vezes o profissional não está em condições de pagar pelos cursos”, afirma o Professor.

Com o objetivo de oferecer capacitação de qualidade a estes trabalhadores, a Escola representa uma possibilidade real de crescimento profissional e atendimento da demanda da área de Eletricidade, além de proporcionar melhoria dos serviços prestados, aumentando assim a qualidade do fornecimento e manutenção da rede elétrica da região.