PRF prende receptador apontado de integrar quadrilha especializada em fraudes veiculares no Sul da Bahia


Na madrugada desta quarta-feira (30), uma equipe da PRF realizava ronda ostensiva na altura do quilômetro 506 da BR 101, em Itabuna (BA) quando visualizou que um veículo Renault/Clio, na cor vermelha, trafegava de forma suspeita na rodovia.

Ao consultar a placa do carro, os policiais constataram que os dados remetia a um automóvel Fiat/Uno, emplacado na cidade de Itagimirim e que possuía ocorrência de furto, registrada em 25/01/2022.

Foi dada ordem de parada, porém o motorista desobedeceu o comando e teve início um acompanhamento tático. Foram realizadas várias tentativas de parada, com o uso dos dispositivos sonoros e de iluminação de emergência (giroflex).

Após a colisão, o motorista desembarcou do veículo e fugiu a pé, mas foi alcançado e detido. O homem foi identificado e após pesquisa nos sistemas informatizados, os policiais descobriram que ele contumaz no crime de receptação e já tinha sido preso pela PRF em março/2021 com um Prisma roubado.

Dentro do carro foram encontrados vários apetrechos utilizados para prática de crimes como galões com combustível, mangueira, chave de fenda e também uma chave ‘micha’ usada geralmente por criminosos e que permite destravar diversos modelos de fechaduras. Também foram achadas as placas originais do Clio que estavam sobre o tapete, além de um módulo eletrônico pertencente a um Uno.

O preso, o veículo e todo material apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil, para lavratura do flagrante. Ele foi autuado pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Já na delegacia, o preso acabou confessando o envolvimento no crime de mais um veículo, desta vez um Fiat Uno que foi furtado no dia anterior (29/03). Após diligências de equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) de Itabuna e de policiais militares de Itajuípe, conseguiram recuperar o automóvel que será devolvido ao seu legítimo proprietário.

Conforme investigação policial, o homem é apontado por fazer parte de uma associação criminosa especializada em fraudes veiculares com grande atuação na Região Sul da Bahia.