Médicos desembarcam em Ilhéus para reforçar saúde primária no Sul da Bahia


Um grupo de 34 médicos, do Programa Mais Médicos, chegou em Ilhéus, Sul da Bahia, na manhã desta segunda-feira (3) para ajudar vítimas das enchentes que atingem o estado. Em entrevista à imprensa, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que, até dia 10, o total de profissionais do programa atuando na Bahia chegará a 119. O grupo atuará na atenção primária em cidades que decretaram estado de calamidade pública.

Queiroga e os ministros da Cidadania, João Roma, da Mulher, e da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, acompanharam o grupo de médicos em um avião da Força Aérea.

Em relação ao período que os profissionais de saúde ficarão no estado, Queiroga disse que será “o tempo necessário”. O ministro afirmou que pode chegar a um ano.

A ministra Damares Alves destacou que “a prioridade do governo federal é garantir as vidas”. A ministra lembrou que na Bahia, além de ter que enfrentar águas contaminadas, vítimas das enchentes ainda precisaram enfrentar casos de violência contra a mulher, o que exige participação da pasta que ela comanda.

Força Nacional do SUS atende comunidade em Itabuna na tarde de hoje

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que profissionais da Força Nacional do SUS prestarão atendimento médico hoje, a partir das 15h, às pessoas atingidas pela enchente e que tiveram contato com água contaminada.

O atendimento será na sede da Universidade Aberta do Brasil (UAB), antiga Escola Estadual Antônio Carlos Magalhães, na Rua Elvira de Carvalho, 154.

Os médicos da Força Nacional do SUS reforçam o atendimento da Atenção Primária à Saúde no município de Itabuna, após a cheia do Rio Cachoeira e as fortes chuvas que atingiram o Sul da Bahia.