Bolsonaro está com suboclusão intestinal e sem previsão de alta


O Presidente Jair Bolsonaro foi levado na madrugada desta segunda-feira para o Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo, após sentir dores abdominais durante as férias em Santa Catarina. Em nota, o Planalto disse que o presidente passa bem.

O Hospital Vila Nova Star emitiu um boletim médico no início da manhã desta segunda-feira (3/1), no qual afirma que o presidente Jair Bolsonaro (PL) está com um quadro clínico de suboclusão intestinal. Significa dizer que é novamente a obstrução intestinal que já o acometeu desde que levou a facada, em 2018.

O médico Antônio Luiz Macedo, que operou o presidente devido à facada que recebeu em 2018, passava férias nas Bahamas e espera voo de volta ao Brasil para acompanhar de perto a situação. Desta vez, Bolsonaro pode ser submetido a uma nova cirurgia.

O mal que acomete o presidente ocorre quando a passagem das fezes pelo intestino está total ou parcialmente bloqueada. A obstrução impede a passagem dos alimentos digeridos pelo intestino. Por isso, os produtos dessa digestão, como fezes, gases intestinais e secreções digestivas, acumulam-se e aumentam a pressão dentro do intestino. É um fator mecânico.