Embasa diz não ter responsabilidade sobre problema de esgoto no Vilela


A Embasa emitiu uma nota oficial sobre os protestos dos moradores do bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus, contra a falta de saneamento básico. A empresa explicou que não tem nenhuma rede coletora de esgoto na entrada do bairro. A rede que existe no local foi inciada pela Prefeitura há alguns anos, com recursos federais.

Ela nunca foi concluída e a Embasa vem alertando a Prefeitura, desde setembro do ano passado, sobre a necessidade da conclusão dos serviços, que incluiria duas estações elevatórias e uma rede de recalque para interligação ao sistema de esgoto já existente no bairro.

No ofício, a Embasa lembra o ganho ambiental que a rede traria, já que o esgoto atual é coletado e lançado sem tratamento algum no meio ambiente. “Seria um benefício para 582 famílias, num total de 1.746 habitantes, melhorando os indicadores de saúde e a qualidade de vida da comunidade”, diz a nota.

Na terça-feira (16), os moradores interditaram a entrada do bairro com pedaços de árvore. Eles culpavam a Embasa pelo vazamento de um esgoto. O protesto criou um congestionamento na área.

Confira a nota na íntegra:

A Embasa informa que não tem rede coletora de esgotamento sanitário na entrada do bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus. A rede existente no local é fruto de uma obra realizada há alguns anos pela prefeitura do município com recursos federais e que não foi concluída. A Embasa, desde setembro ano passado, comunicou à prefeitura de Ilhéus a necessidade da conclusão dos serviços, que incluiria duas estações elevatórias e uma rede de recalque para interligação ao sistema de esgotamento sanitário já existente no bairro. No ofício, é ressaltado o ganho ambiental, já que o esgoto coletado é lançado sem tratamento no meio ambiente, o benefício para 582 famílias, num total de 1.746 habitantes, melhorando os indicadores de saúde e melhorando a qualidade de vida da comunidade.