Prefeitura de Itabuna e IBGE discutem parceria para o Censo Demográfico 2022


Foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 28, no Centro Administrativo Firmino Alves, a 1ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 do município de Itabuna. O encontro contou com a participação de representantes da Prefeitura de Itabuna e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Censo Demográfico 2022, será iniciado a partir do dia 1º. de junho. Ao ressaltar a sua importância na coleta de informações fundamentais à Administração pública, o secretário municipal de Governo, Josué Brandão Júnior, lembrou que o Censo servirá de parâmetro para futuros investimentos não só pelo poder público como também pela iniciativa privada.

“Daí o apoio da Prefeitura é importante em áreas como infraestrutura e na disponibilização de profissionais para acompanhar todas as etapas do processo de coleta de informações para que a pesquisa seja realizada da melhor forma possível”, frisou o secretário.

De acordo com o coordenador de Área do Censo 2022, Luiz Mafra, a meta do IBGE é fazer uma cobertura em 100% dos domicílios do município, sendo o trabalho iniciado no dia 1º de junho com previsão de término em três meses.

“Nos últimos dois anos não foi possível realizar o Censo Demográfico em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Mas, agora estamos nos preparando para o Censo 2022”, informou.

METODOLOGIA

Haverá três postos fixos de coleta de dados demográficos em Itabuna, sendo que para a pesquisa serão contratados 194 agentes censitários e 15 supervisores de campo. “O Edital para realização do processo seletivo já está sendo preparado. Em breve, será lançado no Diário Oficial da União e no site do IBGE (ibge.gov.br)”, afirmou Luiz Mafra.

O coordenador do IBGE em Itabuna lembrou ainda que para o trabalho de campo toda equipe será treinada, inclusive para atualização das informações em tempo real, por meio dos Dispositivos Móveis de Coleta (DCMs), que serão disponibilizados. O encontro contou com a participação de representantes das secretarias municipais de Educação, Saúde e Governo.