PL institui Feira do Livro, Leitura e Literatura do município de Ilhéus


Projeto de Lei de autoria do vereador Alzimário Belmonte, o Gurita (PSD), foi aprovado pela Câmara de Ilhéus instituindo a Feira do Livro, Leitura e Literatura do município. Conforme o parlamentar, atualmente televisão, computador, internet e jogos eletrônicos passaram a ser o passatempo preferido de muitos jovens. “Não é à toa que hoje temos jovens que escrevem, mal, encontram dificuldades em redação e interpretação de texto e possuem pouco senso crítico”, afirmou. A feira passará a ser um estímulo cultural importante, incentivando a leitura e o conhecimento.}

“Levar às livrarias, rodas de leitura, eventos literários e centros culturais é uma ajuda importante que podemos proporcionar, pois desperta a curiosidade e incentiva a intimidade da criança com os livros”, assegura. O PL agra aguarda a sanção do prefeito Mário Alexandre, de quem Gurita é líder no Parlamento.

Organização e planejamento

De acordo com o Projeto de Lei, a data anual do evento deverá ser estabelecida por uma Comissão Intersetorial, com antecedência mínima de seis meses. A feira deverá acontecer preferencialmente no entorno da praça da Catedral ou da J.J., Seabra, ambas no centro, e deverá ocorrer uma seleção das editoras, ficando o acervo literário à cargo da comissão. Para a implementação da Feira do Livro, a Prefeitura poderá estabelecer parcerias com a iniciativa privada, entidades públicas e instituições integrantes do terceiro setor.

Para além de autores nacional e internacionalmente conhecidos, a feira dará, também, destaque aos autores regionais e durante sua realização, o município deverá incentivar a política municipal para as bibliotecas públicas, cujo principal objetivo é estimular a construção do leitor em todas as escolas de educação infantil e de ensino fundamental do município.

Representantes
De acordo com o texto aprovado, vão compor a Comissão Intersetorial, representações da Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural, Secretaria Municipal de Comunicação, Guarda Civil Municipal, Academia de Letras de Ilhéus, Conselho Municipal de Cultura e Câmara de Vereadores de Ilhéus.