Prefeitura de Ilhéus inicia vacinação contra a Covid-19 para população em situação de rua


A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), iniciou nesta sexta-feira (4) a vacinação contra a Covid-19 da população em situação de rua, no Centro Especializado de Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), conforme recomendado pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI).

A ação tem como objetivo imunizar esse público, por ser um grupo que possui um risco maior de exposição e por estar mais suscetível à contaminação. O cadastro foi realizado previamente pela equipe responsável pelo trabalho social. Segundo a coordenação do Centro Pop, boa parte dos assistidos passa por situações que os desqualificam no meio social, como perda ou rompimento do vínculo familiar, dependência química, depressão, transtorno de ansiedade, desemprego e problemas financeiros.

“O olhar humanizado é fundamental para que essas pessoas se sintam acolhidas. Neste período de pandemia é importante redobrar os cuidados e a vacinação é parte desse processo, pois evita que esse público seja agente de transmissão da forma mais drástica da doença”, explicou Rubenilton Silva, titular da SDS.

A equipe também orienta sobre o retorno para aplicação da segunda dose do imunizante, imprescindível para garantir a eficácia e completar o esquema vacinal do grupo.