Ilhéus vai instituir a Semana de Conscientização Municipal de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher


O município de Ilhéus vai instituir a Semana de Conscientização Municipal de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Nesse sentido, Projeto de Lei de autoria do vereador Gurita (PSD) foi apresentado na Câmara Municipal. De acordo com o PL, a semana ocorrerá anualmente, no mês de novembro, dentro do calendário da campanha mundial sobre o tema, com promoção de fóruns, atividades sociais, esportivas e culturais e debates de temas que contribuam para coibir e conscientizar a sociedade para este tema relevante.

Na justificativa, o vereador Gurita – líder do governo na Câmara – destaca que a violência doméstica é “a mãe de todas as outras violências”. Ele define como extremamente importante o efetivo controle e monitoramento da situação no município, para o desenvolvimento de uma sociedade mais pacífica.

“Todas as discussões sobre esta temática têm levado à conscientização das mulheres que antes permaneciam silenciadas e que, agora, já buscam saídas através de denúncias para a consolidação da libertação opressora”, afirma. Pesquisa feita pelo parlamentar ilheense aponta que a cada cinco minutos uma mulher é agredida e em quase 70 por cento dos casos, o autor da agressão é o seu próprio companheiro. O Brasil ocupa a quinta posição mundial nos índices de feminicídio. Mesmo sem apresentar índices oficiais sobre a violência doméstica em Ilhéus, Gurita assegura que a situação é, também, extremamente preocupante.