Presidente da Câmara de Ilhéus quer intimidar oposição, afirma partidos


Reinaldo Soares (PTB, Valderico Junior ( DEM) e Alan Marinho ( PSDB).

Na terça-feira (2), o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), indeferiu a criação do bloco composto por vereadores do DEM, PSDB e PTB. Em nota conjunta divulgada nesta quinta-feira (4), os dirigentes desses partidos classificam o ato como tentativa de intimidar a oposição ao governo do prefeito Mário Alexandre, correligionário de Moraes.

Segundo os presidentes do DEM, PSDB e PTB, Valderico Junior, Alan Marinho e Reinaldo Soares, respectivamente, Jerbson não notificou os partidos sobre o indeferimento nem deu oportunidade de defesa contra a decisão.

Na quarta-feira (3), representantes dos partidos foram à secretaria e à presidência da Câmara para solicitar cópia da decisão do presidente da Casa, direito que lhes foi negado. Também foram impedidos de protocolar ofício para formalizar a solicitação.

De acordo com os dirigentes partidários, formalmente, o ato do presidente da Câmara é desconhecido e mais se parece com um ardil contra a participação efetiva dos vereadores do bloco nas comissões permanentes do Poder Legislativo.

Por fim, os partidos solicitam que Jerbson Moraes apresente, de maneira formal, os fundamentos da decisão, para que tenham a oportunidade de conhecê-la e, a depender do seu conteúdo, contestá-la ou acatá-la.