Cerca de 40% dos alunos da rede estadual já foram testados para a Covid-19 em Ilhéus


A Prefeitura de Ilhéus, em parceria com o Governo do Estado, segue com a testagem dos servidores e alunos da rede estadual de ensino para identificar e mapear casos assintomáticos da Covid-19 na cidade. De acordo com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), a meta é testar 12 mil pessoas até o final do mês. O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, destaca que a testagem em massa resultará em um aumento significativo dos casos positivos da doença.

“Queremos ampliar a investigação epidemiológica e para isso, colocamos nossas equipes de saúde à disposição, a fim de contribuir com o trabalho desenvolvido”. A SEC informa que 18 unidades escolares integram a rede estadual em Ilhéus. Atualmente, o público é composto por 661 professores, 296 servidores e 11.370 estudantes, totalizando 12.327 pessoas.

Gustavo Cunha, infectologista da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), explica que a análise por amostragem é uma das formas mais adequadas para investigar o percentual de pessoas infectadas. Até a última quinta-feira (20), foram testados 4.384 dos 12.327 indivíduos, o que resulta em aproximadamente 40% do público-alvo. Desse total, 989 apresentaram diagnóstico positivo para a doença

“Um dado que merece atenção refere-se ao fato de os indivíduos estarem positivos e assintomáticos. Quando colocamos Ilhéus como um todo, o percentual de pessoas testadas que tiveram resultado positivo fica em torno de 3%. É bem possível que a cidade já esteja chegando ao que chamamos de imunidade de rebanho e com isso, a tendência será os casos diminuírem paulatinamente. Partindo desse ponto, há dois caminhos a serem seguidos: ou a epidemia desaparece ou ela se torna uma endemia, que é quando o número de casos da doença permanece, mas de forma reduzida”.

Cunha observa que houve uma redução da ocupação de leitos hospitalares e isso pode significar que o município já tenha passado pelo pior momento da epidemia. Sobre a reinfecção, ele ressalta que não existem estudos que assegurem a possibilidade. “Até o momento não existe confirmação científica que corrobore com a possibilidade de reinfecção pela Covid-19. Nas últimas pesquisas não foi identificada alteração do material genético do vírus que justificasse mudanças na sua estrutura capazes de causar reinfecção nos pacientes”, concluiu.

O gestor responsável por cada unidade escolar realiza a convocação do alunado para que compareça no dia e horário agendados. O Estado informou que ainda não há uma data definida para a volta às aulas.