Vereador Gil Gomes cobra a Codeba solução do avanço do mar na Zona Norte de Ilhéus


Na manhã desta quarta-feira, 19, o vereador Gil Gomes usou a Tribuna da Câmara de Vereadores de Ilhéus para cobrar a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) uma posição sobre o avanço da maré na Zona Norte do município.

A população do São Miguel e São Domingos vem sofrendo com o grande avanço da maré, pois a invasão tem causado destruição de casas, cabanas de praia, pousadas e apartamentos. No dia 14 de agosto, através de uma parceria com a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia e o apoio do Prefeito Mário Alexandre através da Prefeitura Municipal de Ilhéus, o vereador Gil Gomes viabilizou a liberação de uma máquina adequada para realizar o manejo das pedras de contenção oriundas da construção da ponte Jorge amado que já estavam no local, evitando assim, que o avanço da maré provocasse ainda mais estragos.

O vereador esteve no bairro para acompanhar o andamento e a execução do trabalho, e aproveitou para destacar que a ação apenas amenizaria os impactos, mas não resolveria totalmente o problema. Salientou também que a iniciativa para resolução definitiva precisa partir dos órgãos responsáveis, sendo estes o Governo Federal e a Codeba. Vale ressaltar que a população do São Domingos e São Miguel sofre com esse problema e tenta uma solução a mais de dezesseis anos.

“Queremos uma solução da Codeba, buscando uma parceria com o município para fornecer um auxílio de aluguel pra essas pessoas desemparadas pela força da natureza, em detrimento de uma obra construída sem pensar no futuro. Foi importante naquele momento? Foi. O porto é importante? É. Gera emprego e renda? Gera. Mas é preciso que a Codeba se manifeste em encontrar uma saída e socorrer aquela comunidade”, destacou o vereador Gil Gomes.