Projeto de Lei do vereador Pastor Matos propõe incentivo à mobilidade sustentável e ao uso de bicicletas


Foto divulgação.

Na sessão ordinária desta terça-feira (03) o plenário da Câmara Municipal de Ilhéus aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Nº 087/2019, proposto pelo vereador e Pastor Matos (PSD), que visa instituir no âmbito do município a política de mobilidade sustentável e de incentivo ao uso de bicicletas.

O objetivo central da proposta é reduzir uso de veículos automotores em trajetos de curta e longa distância, fomentando a escolha da bicicleta como meio transporte alternativo.

Entre as medidas previstas no projeto, destaca-se a realização de campanhas publicitárias de educação e conscientização voltadas à promoção da bicicleta como meio de transporte eficiente, saudável e ecologicamente correto.

O texto prevê ainda o estímulo à conexão entre municípios por meio de rotas seguras para o deslocamento cicloviário, voltadas ao turismo e ao lazer, além de promover a ampla divulgação das normas de segurança no trânsito relacionadas aos ciclistas.

De acordo com o vereador Pastor Matos, “o projeto é inovador no sentido de estabelecer políticas públicas específicas que irão beneficiar os ciclistas, além de ser uma alternativa sustentável para a melhoria da mobilidade urbana em nosso município”.

Para ser transformada em lei, a proposta legislativa ainda precisa ser analisada pelo executivo municipal e sancionada pelo prefeito Mário Alexandre.