Neto do ex-presidente Lula morre de meningite


Lula e o Neto.

O neto do ex-presidente Lula, Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos, faleceu no início desta tarde de sexta-feira, 1, no hospital Bartira, em Santo André (SP), informou a rádio CBN. Diagnosticado com meningite meningocócica, ele era filho de Marlene Araujo Lula da Silva e Sandro Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente e da ex-primeira-dama Marisa Letícia.

A informação foi confirmada pelo Hospital Bartira, do grupo D’Or, em Santo André (Grande São Paulo). Arthur deu entrada no hospital às 7h20 e teve a morte registrada às 12h36.

Os advogados do ex-presidente Lula vão entrar com um pedido para que ele compareça ao velório do neto.

Meningite meningocócica

A meningite meningocócica é uma doença infecciosa bacteriana com letalidade de 20% que afeta mais as crianças, principalmente abaixo dos 2 anos, segundo o pediatra Juarez Cunha, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

“As crianças sãos as principais vítimas porque são mais vulneráveis e ainda não dispõem do sistema imunológico completamente formado”, explica.

Trata-se de uma doença com evolução rápida, cujos sintomas são febre alta, dor de cabeça e dor no pescoço, que pode levar à morte. É transmitida por meio das vias respiratórias, ou seja, gotículas e secreções do nariz e da garganta.

Cerca de 40% das pessoas que contraem a meningite meningocócica ficam com sequelas, de acordo com Cunha. As mais comuns são amputação dos membros, sequelas neurológicas definitivas e surdez. O tratamento é feito com antibióticos. A maioria das pessoas se tratam e curam a doença.