Vereador Pastor Matos concede títulos de cidadãos Ilheenses a empresário, jornalista e presbítero


Fotos divulgação.

Três personalidades regionais – o empresário Francisco César Favero, o jornalista Ederivaldo Benedito e o presbítero Nicodemos Martins dos Santos – foram homenageadas na noite da última segunda-feira, dia 10, pelo vereador pastor Antônio Matos com a outorga do Título de Cidadão ilheense. A entrega ocorreu no Teatro Municipal, durante Sessão Especial do Legislativo local.

“A solenidade fez parte do calendário de fim de ano desta Casa Legislativa. Foram concedidas honrarias para pessoas dos diversos setores da sociedade local e de outras cidades, pelos seus relevantes serviços prestados. O intuito dos vereadores foi homenagear aqueles que contribuíram para o crescimento socioeconômico e cultural de Ilhéus”, disse Pastor Matos.

Nascido em Guaíra, César Favero trocou o Paraná pela Bahia aos 21 anos de idade, quando chegou a Ilhéus como funcionário do Banco do Brasil. Formado em Marketing, foi responsável pelo primeiro provedor de internet de Ilhéus e comanda há vinte anos a Pousada Marinas, na Zona Sul da cidade. Em 2002, fundou juntamente a sócia Mônica Burgos a empresa de cosméticos e perfumaria Avatim, que atualmente conta com mais de 120 lojas espalhadas por todo Brasil.

Ederivaldo Benedito, Bené, natural de Itabuna, é jornalista, radialista, bacharel em Direito e servidor da Ceplac. Pesquisador da cultura do cacau e da região sulbaiana, há mais de quarenta anos, realiza estudos, projetos sociais, eventos científicos e trabalhos de pesquisas nas áreas de Ciências Humanas junto às duas instituições sediadas no município de Ilhéus. É um dos autores da luta pela revitalização da Ceplac e pela criação da lei municipal que instituiu o órgão em Patrimônio Imaterial e Científico do sul da Bahia.

Nicodemos Martins, Nascido em 19 de Abril de 1933, na cidade de Jequié no distrito de Boa-nova, chegou a Ilhéus por volta dos anos de 1990 juntamente com sua esposa, e seus 10 filhos. Exercendo a profissão de pedreiro, fixou residência no bairro Nossa Senhora da Vitória. O líder eclesiástico tem trabalhos prestados na área social e contribui para o crescimento do evangelho no município ao fundar a Igreja Evangélica Assembleia de Deus do bairro Nossa Senhora da Vitoria.