Reunião debateu queda de movimento de cargas no Porto de Ilhéus


José Rocha recebeu representantes dos Sindicato dos portuários e sindicatos dos estivadores.

O líder do PR na Câmara, deputado Federal José Rocha recebeu os representantes dos sindicatos da orla portuária e reafirmou seu compromisso de trabalhar junto com a direção da Codeba para a execução da dragagem do Porto de Ilhéus. Na oportunidade, José Rocha afirmou que já esteve com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, acompanhado do diretor-presidente da Codeba, Rondon Brandão do Vale, quando encaminhou várias demandas dos portos baianos. A principal reivindicação foi a garantia de recursos para os serviços de dragagem.

Rondon e José Rocha na audiência com o ministro dos transporte.

Atualmente, o grande entrave do Porto de Ilhéus é a reduzida profundidade de sua bacia de evolução, com 9,3m muito inferior aos demais portos e incompatível com o calado exigido pela maioria dos navios, que estão cada vez maiores e, com isso, exigem maior profundidade para navegar.

A queda na movimentação de cargas no porto está afetando a renda de mais de 700 famílias ilheenses que dependem diretamente da operação do porto. A redução do volume de cargas também afeta a receita do município e prejudica os produtores da região que são obrigados a escoar seus produtos em portos mais distantes e, até mesmo, usando portos de outros estados.