Prefeitura de Una realiza triagem para mutirão de cirurgia de catarata


A Prefeitura de Una, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, vai realizar até o dia 31 de outubro o cadastramento para triagem para o mutirão de cirurgia de catarata. Pessoas acima de 55 anos, com ou sem requisição médica, devem procurar a Central de Regulação do município para se cadastrar.

A iniciativa é uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). O prestador do serviço é o Day Horc – Hospital de Olhos e a avaliação para a necessidade da cirurgia vai ser realizada por uma equipe de profissionais oftalmológicos no Centro de Saúde de Una com data a ser definida e divulgada posteriormente.

Para se cadastrar é necessário apresentar original e cópia do RG, Cartão do SUS, comprovante de residência e cadastrar pelo menos um contato telefônico. Na última sexta-feira (19), 35 pacientes do município realizaram a cirurgia de catarata na cidade de Itabuna. A expectativa é que pelo menos outras 200 pessoas sejam beneficiadas com o mutirão de cirurgia de catarata.

A catarata ocular é uma doença em que o cristalino, a lente natural dos olhos, perde sua transparência e começa a ficar opaco. Ela pode causar perda parcial ou total da visão (cegueira), além de deixar a visão turva ou embaçada, diminuir a visão noturna e causar fotofobia (hipersensibilidade à luz).

Essa condição se desenvolve lentamente, muitas vezes passando despercebida antes de causar algum sintoma mais grave. Antes de evoluir, o uso de óculos pode ajudar a lidar com a doença, mas quando ela se torna mais grave, a cirurgia de catarata é necessária. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% de todos os casos de cegueira no mundo.