Encontro com pequenos agricultores rende frutos para zona rural de Ilhéus


Encontro com pequenos agricultores rende frutos para zona rural de Ilhéus – Secom Clodoaldo Ribeiro

Durante encontro realizado no final da tarde de ontem (26), no Centro Administrativo da Conquista, com representações de camponeses e agricultores familiares do município, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, destacou o papel do homem do campo e disse que é preciso dar vez ao segmento rural por que a cidade precisa mostrar suas raízes e, o agricultor, sua identidade.

O encontro foi intermediado pelo vereador Makrisi de Sá e contou com as presenças dos secretários de Interior, Walmir Freitas e de Comunicação, Alcides Kruschewsky e de Moacir Pinho, coordenador da Central de Associação da Agricultura Familiar e Camponesa e Povos Tradicionais.

Parcerias – Em pauta, propostas para a realização conjunta de eventos rurais, de educação ambiental, cultural, dentre várias outras intervenções multidisciplinares. “A ideia é de juntos criarmos oportunidades para que o homem do campo permaneça em seu habitat. Além disso é do nosso interesse que a produção do interior de Ilhéus tenha oportunidade de escoamento em espaços de feiras e centrais de abastecimento da sede municipal”, destacou Mário Alexandre. 

Segundo, Moacir Pinho, a conversa com o prefeito foi muito proveitosa e produtiva. “Foi autorizado um acompanhamento das demandas apresentadas por nós e anunciada a criação de grupos de trabalhos”, destacou. De acordo com a liderança rural, existe uma articulação envolvendo associações e comunidades que querem unificar a luta dos agricultores, com o apoio da Prefeitura.

Para o vereador Makrisi de Sá, é preciso haver uma integração do governo com o homem do campo para a realização de ações técnicas e a captação de recursos que beneficiem o produtor rural. “Nós queremos provocar uma organização de escoamento da produção e de garantias para o produtor. Fomos muito bem acolhidos pelo prefeito que demonstrou entusiasmo com as provocações”, destacou o parlamentar.