Vereadores visitam Hospital Costa do Cacau com prefeito de Ilhéus


Na manhã da terça-feira (28), a convite do prefeito Mário Alexandre, os vereadores de Ilhéus participaram de uma visita técnica às instalações do Hospital Regional da Costa do Cacau. Durante a visita, os participantes foram guiados por José Mário Teles, representante do Instituto Gerir, que administrará a unidade hospitalar. O hospital possui mais de 230 leitos, e atenderá as demandas da região cacaueira em urgência e emergência, bem como as cirurgias eletivas de alta complexidade, incluindo as cirurgias cardíaca, neurológica e ortopédica.

De acordo com o prefeito Mário Alexandre, o objetivo principal da visita foi mostrar aos vereadores, que são fiscais e representantes diretos do povo, as instalações, dirimir dúvidas sobre o funcionamento do hospital e das suas principais áreas de atuação.  “Através de uma estrutura moderna, com equipe capacitada, o Costa do Cacau, a partir do dia 15 de dezembro vai realizar cirurgias e atendimentos de alta especialidade para trazer mais saúde à nossa população”.

O representante do Instituto Gerir, José Mário Teles afirmou que “Ilhéus ganha um equipamento de saúde pública com qualidade e que em seu primeiro mês de funcionamento fará mais de 1000 cirurgias para finalizar 2017 de maneira gratificante”. Participaram da ação os vereadores Abraão Oliveira, César Porto, Ery Bar, Fabrício Nascimento, Gil Gomes, Jerbson Moraes, Juarez Barbosa, Lukas Paiva, Makrisi Sá, Nerival Reis, Nino Valverde, Pastor Matos, Paulo Carqueija e Tarcísio Paixão.

Para o presidente da Câmara, Lukas Paiva, “Toda população de Ilhéus vai ganhar com a implantação desse hospital e através do debate proporcionado pela Câmara, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que, alguns dos profissionais e servidores que integram o quadro de funcionários do atual Hospital Regional Luiz Viana Filho, serão transferidos para o novo Hospital Costa do Cacau”. Gil Gomes, vice-presidente do Legislativo, afirmou que “o governo do Estado ofertou para Ilhéus dois equipamentos de suam importância, o Hospital e a nova ponte, que com toda certeza trarão mais qualidade de vida para os munícipes”.

Já o vereador Ivo Evangelista ressaltou que o Estado ao construir o hospital está saudando uma dívida que existe há muitos anos com o município. O vereador Paulo Carqueija parabenizou o governo do Estado pela implantação da unidade e afirmou que “Temos que louvar essa iniciativa, pois muitos lugares da Bahia estão fechando hospitais e nossa região ficará bem assistida com esse hospital, que é um investimento digno do nosso povo”.

Mutirão de Cirurgias
Através do Mutirão de Cirurgias, que atende pessoas encaminhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de procedimento cirúrgico, tem o objetivo de auxiliar os municípios na redução da fila de espera de cirurgias eletivas, atendendo os pacientes com agilidade e cuidado. As cirurgias eletivas são aquelas com possibilidade de agendamento prévio, sem caráter de urgência ou emergência. Em Ilhéus, o Mutirão se estende do dia 12 de dezembro, quando serão iniciadas as consultas e exames pré-operatórios até o dia 17, data das cirurgias.